Participantes reunião de outubro:
Angela Honda, Fundação ProAr (Facilitadora)
Flávia Lima, ABRAF
Participantes reunião de setembro:
Angela Honda, Fundação ProAR (Facilitadora)
Zuleid Mattar, ABRA (Co-facilitadora)
Flavia Lima, ABRAF
Paulo Correa, SBPT
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
Arthur Aguillar, IEPS
Heloisa Oliveira, Instituto Opy de Saúde
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Ausência de Plano nacional de Doenças Respiratórias.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2023:
Desenho do Plano Nacional de Doenças Respiratórias.
- AÇÕES:
1. Articular com Coordenações Municipais para a implementação das Linhas de Cuidado em Doenças Respiratória Integral do Ministério da Saúde.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Lançamento do Protocolo de Linha de Cuidado em DPOC Secretaria de Saúde de SP em 27/09/23.
2. Formar Parcerias para o fortalecimento da APS e movimento de programa de saúde da família para as doenças respiratórias em plataformas existentes.
- Houve avanços e Continua sendo uma ação prioritária. Mapeamento de plataforma de educação continuada de PSF, GEPRAPS e Fundação ProAr.
3. Incidir pelo aperfeiçoamento do monitoramento nacional de qualidade do ar e pela responsabilização de partes que não cumpram com acordos.
- Nova ação.
4. Articular com Coordenações Municipais, Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS para a implementação das Linhas de Cuidado em Doenças Respiratória Integral do Ministério da Saúde.
- Nova ação.
5. Mapear as linhas de cuidado existentes e inexistentes para doenças respiratórias crônicas, priorizando a elaboração das linhas de cuidado para as condições mais prevalentes, sem deixar as menos prevalentes para trás.
- Nova ação.
Comments