• FórumDCNTs

Relatório GT Saúde Mental e Neurológica - 7° encontro do FórumDCNTs 2020

Problema(s) prioritário(s) identificado(s):

Há negligência em relação a uma "quarta onda" na pandemia de COVID-19, já anunciada: a da Saúde Mental e seu sofrimento psíquico elevado.


Resumo das propostas e/ou parcerias para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s). Como os participantes desta reunião planejam atuar, especialmente nos próximos 6 meses ou 1 ano, para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s)?

Para os cuidados das doenças que se retroalimentam (doença cardiovascular, diabetes, depressão, privação do sono...), que têm danos severos prejudicando a saúde mental, apontamos a importância de tornar o assunto legitimado não só pelo poder público e privado, como por toda sociedade, além de ações efetivas para atendimento. Nosso trabalho nos próximos 6 meses envolve: 1) Plataforma de atenção à saúde mental, utilizando inclusive os próprios técnicos e demais profissionais públicos da saúde, para atender a população em geral, incluindo os profissionais da saúde, com escuta de suas questões. 2) Lançamento de portal, liderado pelo grupo, com conteúdos e campanhas sobre saúde mental. Desenhado o projeto, a proposta de parceria 2021 poderá ser levada a parceiros do setor privado. Os trabalhos serão conduzidos no eixo da atenção à jornada do paciente, com a atenção específica para a "PPP (Proteção, Pertencimento e Produção)".


Nome das instituições e seus representantes, participantes desta reunião do Grupo Temático:

  • Ricardo Lauricella, FórumDCNTs

  • Eduardo Caminada Jr, Viva com Epilepsia

  • Elizabeth Carvalhaes, Interfarma

  • Soraya Carvalho, NEPS-CIATOX-SESAB

  • Vivian Cardoso Batista, Pfizer