top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório GT Saúde Mental e Neurológica - 8° Encontro do FórumDCNTs 2021

Prioridade(s) identificada(s):


Redimensionar a questão da saúde mental na atenção básica, ampliando o acesso, visando a universalidade e integralidade do cuidado. Para isso, é preciso informar para desmistificar a visão que temos de saúde mental para a sociedade de forma geral e, também, de forma mais específica para as áreas de saúde, principalmente na formação médica, dando ferramentas para o correto diagnóstico e democratizando o acesso à informação e a tecnologias. Além disso, a criação de mecanismos globais para que o Estado e empresas sejam disseminadores dessa informação, sendo importante para minimizar o preconceito em torno da saúde mental.


Resumo das propostas e/ou parcerias para enfrentar o(s) problema(s) identificado(s). Como os participantes desta reunião planejam atuar para enfrentar a(s) prioridade(s) identificado(s)?


Desenvolver parcerias entre os setores e orientar o setor público a fim de:


I. Capacitar a cadeia de profissionais da Atenção Primária para ações de prevenção, identificação, acompanhamento da saúde mental e neurológica e, quando necessário, encaminhamento para a atenção especializada para diagnóstico e tratamento em tempo adequado.


II. Ampliar serviços digitais e públicos, incluindo grupos de psico-educação, para acolhimento, suporte e tratamento integral à Saúde Mental, assim como melhorar o acesso a medicamento de diferentes classes que venham a ser necessários.


Assim, somado a uma capacitação integral e informação ampla sobre saúde mental, poderemos ampliar os serviços digitais e públicos para acolhimento e acompanhamento das pessoas com problemas de saúde mental na saúde primária, para todos.


Nome das instituições e seus representantes nesta reunião do Grupo Temático:

  • Bruna Rocha - CDD (co-facilitadora)

  • Catarina Dahl - OPAS

  • Daniel Nizzo - UpJohn/Pfizer

  • Isabel Marçal - Instituto Bem Estar

  • Maria Dilma Theodoro - APBr

  • Michele Mille - Roche

  • Soraya Carvalho - NEPS - CIATOX-BA/SESAB (facilitadora)


Abaixo, ações que as instituições participantes já estão desenvolvendo ou planejando para 2021:

  • Projeto: Parceiros não-convencionais: finalidade de veiculação de informações científicas sobre as doenças por profissionais ou entidades não-médicas.

bottom of page