• FórumDCNTs

ONU - Guia para Implementação de Ciência do Comportamento

Muitas vezes, a missão e os objetivos da ONU estão criticamente ligados à mudança do comportamento humano. A ciência comportamental nos permite diagnosticar as barreiras que impedem as pessoas de se envolverem em um determinado comportamento, identificar facilitadores que ajudam as pessoas a alcançar seus objetivos e projetar e medir o impacto das intervenções com base nesses entendimentos.


Em reconhecimento desse potencial para catalisar a mudança, o Secretário-Geral da ONU identificou a ciência comportamental como uma capacidade central para promover uma transformação mais ampla da ONU e a incluiu no Quinteto da Mudança. A ciência comportamental, juntamente com dados, inovação e transformação digital, previsão estratégica e orientação para desempenho e resultados, fortalecerá a capacidade da ONU de cumprir seus mandatos, incluindo a Agenda 2030.


Para incentivar todos os colegas da ONU a explorar e aplicar a ciência comportamental em áreas programáticas e administrativas, o Secretário-Geral, com o apoio do Grupo de Ciência Comportamental da ONU da Rede de Inovação da ONU, publicou uma Nota de Orientação sobre Ciência Comportamental em 2021. A Nota de Orientação foi complementada pelo Relatório de Ciência Comportamental da ONU, que descreve abordagens e experiências de 25 Entidades da ONU e compartilha etapas práticas para criar um ambiente propício para a aplicação da ciência comportamental.



Com base nisso, o “Guia para Implementação de Ciência do Comportamento” visa fornecer uma introdução mais detalhada à aplicação da ciência comportamental e orientação sobre como aplicá-la às políticas, programas e administração de uma Entidade da ONU. Este documento destina-se a profissionais da ONU com uma compreensão introdutória da ciência comportamental que estejam interessados em aplicá-la em seu trabalho.


O Guia baseia-se em orientações e kits de ferramentas de ciência comportamental existentes, ao mesmo tempo em que leva em consideração as lições aprendidas com as experiências das Entidades da ONU com a aplicação da ciência comportamental. As seções são organizadas em torno das etapas cronológicas mais comumente envolvidas em projetos de ciência comportamental, incluindo considerações específicas da ONU.


Acesse o recurso aqui.


Texto traduzido e adaptado de Practitioner’s Guide to Getting Started with Behavioural Science.