top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Rede ACT Lança um Guia de Ações de Advocacy para a Agenda 2030

A ACT Promoção da Saúde lançou um Guia de Ações de Advocacy para a Agenda 2030 para apoiar iniciativas de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. O guia está disponível gratuitamente e destaca estratégias e exemplos de ações adaptadas ao período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, quando vários tipos de eventos e atividades tiveram que ser repensados ou reformulados. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade firmado por todos os 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Ela é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas - integrados e indivisíveis - que equilibram as três áreas do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os objetivos e as metas contidos na Agenda 2030 são essencialmente guias que indicam elementos a serem considerados por governos, sociedades, empresas e pelo setor acadêmico para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Por isso, a avaliação da implementação de políticas públicas com base neles é fundamental para não deixar ninguém para trás.


Elaborada de maneira colaborativa por todos os Estados membros da ONU, inclusive pelo Brasil, a Agenda é aplicável a todos os países, levando em consideração as diferentes “realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento e respeitando as políticas e prioridades nacionais”. Para que os ODS sejam cumpridos, é preciso que cada país leve em frente a Agenda por meio de políticas locais, promovendo meios para implementá-las em âmbito nacional.



bottom of page