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OMS lança Guia sobre a Educação Terapêutica para pessoas com condições de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança seu mais novo guia introdutório dedicado à educação terapêutica para pessoas que vivem com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs). O material está disponível em sua página e foca em todo o processo que é necessário ser construído para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem com essas condições ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

A educação terapêutica da pessoa que vive com a condição é um processo estruturado de aprendizagem centrado na pessoa que apoia os indivíduos a gerenciar a sua própria saúde recorrendo aos seus próprios recursos, apoiados pelos seus cuidadores e familiares. É realizado por profissionais de saúde treinados e é adaptado à pessoa e à sua condição como é parte integrante do tratamento de CCNTs, e pode levar a melhores resultados de saúde e a uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que permite uma melhor utilização dos serviços de saúde e de outros recursos.


O objetivo deste guia é capacitar os decisores políticos e os profissionais de saúde para proporcionar um melhor acesso à educação terapêutica eficaz das pessoas que vivem com essas condições. Especificamente, o guia destina-se aos responsáveis ​​pela concepção, prestação ou encomenda de serviços de educação terapêutica de pessoas que vivem com CCNTs, bem como em programas de formação para profissionais de saúde que fornecem educação terapêutica. O material busca compreender a educação terapêutica da pessoa com CCNTs, exemplificar as intervenções terapêuticas de educação da pessoa com CCNTs, treinar profissionais de saúde para realizar intervenções terapêuticas de educação da pessoa com CCNTs, sintetizar as barreiras e oportunidades do sistema de saúde, assim como sua entrega operacional.


Durante o guia, as informações específicas foram enquadradas e agrupadas em cinco nichos diferentes:


  • uma caixa de mensagem principal é fornecida no início de cada capítulo;

  • a terminologia ou ideias importantes são apresentadas em caixas verdes;

  • as evidências que apoiam as abordagens propostas são apresentadas em caixas vermelhas;

  • os estudos de caso de países da Região Europeia da OMS são apresentados em caixas douradas; e

  • as etapas da história de uma pessoa que vive com a condição são apresentadas em caixas azuis.


Confira as etapas no estabelecimento de metas, planejamento de ações e implementação:


Foto: Divulgação
  • Descubra mais sobre as circunstâncias e perspectiva da pessoa que vive com a condição

  • Apoie a pessoa que vive com a condição a identificar seus objetivos

  • Apoie a pessoa que vive com a condição na elaboração de um plano

  • Apoie a pessoa que vive com a condição na implementação do seu plano

  • Revise o progresso e adapte-se às novas circunstâncias

Um dos principais tópicos é o de transformar os serviços para que a educação terapêutica das pessoas que vivem com CCNTs faça parte dos cuidados de rotina, um objetivo complexo e de longo prazo para o sistema de saúde. Um componente importante desta mudança é a formação dos profissionais de saúde nos princípios e práticas da educação terapêutica da pessoa. O guia ainda fornece conselhos práticos aos decisores políticos e profissionais de saúde sobre como incorporar esta abordagem na sua força de trabalho através do desenvolvimento e implementação de programas de formação para profissionais de saúde em apoio à autogestão e educação terapêutica de pessoas com CCNTs.


Acesse o guia completo aqui.


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