• FórumDCNTs

OPAS e OMS lançam Guia de Cuidados Nutricionais para o Câncer Pediátrico

Material está disponível em espanhol e tem como objetivo servir de subsídio na capacitação da equipe multidisciplinar de saúde que enfrenta vários desafios no tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes.


A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) lança o Guia de Cuidados Nutricionais para Câncer Pediátrico, elaborado no âmbito da Iniciativa Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Câncer Infantil, Cure Todas as Américas, a fim de oferecer informações e cuidados nutricionais abrangentes durante todo o tratamento para aliviar a situação de crianças e adolescentes com câncer e propiciar uma existência plena e de qualidade.



De acordo com o documento, todos os anos, cerca de 280.000 crianças e adolescentes têm algum tipo de câncer em todo o mundo e a prevalência de desnutrição nesse público no momento do diagnóstico é muito alta. Em países de baixa e média renda da América Latina e Caribe, os profissionais de saúde enfrentam desafios importantes no fornecimento ideal de terapia oncológica e também devem abordar comorbidades endêmicas de cada região. Além disso, a desnutrição leva a um pior prognóstico e deteriora a qualidade de vida dos indivíduos.



O tipo de câncer e o histórico socioeconômico são determinantes importante para o prognóstico, mas as investigações das últimas décadas mostraram que a desnutrição em ambos os extremos aumenta o risco de complicações relacionadas ao tratamento, bem como o abandono de cuidados médicos, o que impacta negativa no prognóstico e sobrevida de crianças e adolescentes com câncer. Por isso, o guia destina-se à equipe multiprofissional de assistência oncológica pediátrica, que inclui equipe médica, de nutrição e de enfermagem, entre outros profissionais.


OPAS - Guia de Cuidados Nutricionais para Câncer Pediátrico
.pdf
Download PDF • 4.80MB

Fonte: OPAS