• FórumDCNTs

NCD Alliance - Guia Prático para Planejamento Estratégico de Advocacy

Este Guia Prático foi desenvolvido com o objetivo de apoiar a meta da NCD Alliance de fortalecer os esforços de advocacy da sociedade civil em DCNTs para impulsionar mudanças transformadoras nos níveis global, regional e nacional. O documento apresenta os oito principais passos para o planejamento de advocacy, com exemplos, estudos de caso da rede da NCD Alliance, ferramentas de advocacy e outros recursos.


O novo Guia Prático é direcionado principalmente para alianças de DCNTs e defensores da sociedade civil em todos os níveis, desde grupos recém-formados até os já estabelecidos. Os leitores são bem-vindos para adaptar e modificar as abordagens de acordo com as realidades específicas de seus contextos e seus planos de advocacia atuais e futuros. As 8 passos do planejamento de advocacy são:

Passo 1 - Análise da situação de advocacy

Passo 2 - Selecione questões prioritárias, metas, objetivos

Passo 3 - Mapeamento político

Passo 4 - Táticas e mensagens de advocacy

Passo 5 - Construir apoio entre os grupos constituintes

Passo 6 - Crie um plano de trabalho e orçamento

Passo 7 - Implemente o plano de advocacy

Passo 8 - Monitorar e avaliar

As 8 etapas do planejamento de advocacy apresentadas no brief são acompanhadas por estudos de caso de nossa rede global de alianças de membros, como Índia, Vietnã, México, Filipinas, Caribe e outros, no planejamento e condução de advocacy estratégico. Esses casos apresentam lições aprendidas e recomendações que outros defensores das DCNTs na sociedade civil, que podem usar para fortalecer suas próprias campanhas de advocacy e buscar mudanças nas políticas de prevenção e manejo de DCNTs. No final do guia, os defensores poderão encontrar uma série de ferramentas práticas que os ajudarão a identificar suas prioridades de advocacy, realizar um mapeamento político e até mesmo desenvolver um plano de trabalho de advocacy. O Guia Prático foi desenvolvido graças aos parceiros da NCD Alliance, The Leona M. e Harry B. Helmsley Charitable Trust.

Acesse este recurso clicando aqui.