A pesquisa global liderada pela IAPO e Universidade de Auckland, da qual o Brasil participou através de questionário Compartilhado pelo FórumDCNTs e respondido por pessoas com DCNTs, investigou dados em nove países de baixa e média renda, dos quais nas Américas além do Brasil participaram Argentina e México.
O levantamento, apresentado pela primeira vez no Asian-Pacific Patients Congresso da IAPO, em 4 de dezembro, aponta como a pandemia global da COVID-19 perturbou os cuidados das pessoas com DCNTs em todo o mundo. A pesquisa foi respondida por 1.487 participantes.
Os principais resultados encontrados através da pesquisa foram:
• Desde o início da pandemia de COVID-19, cerca de 1 em 20 pessoas relatou ter sido infectada pelo novo coronavírus. Daqueles que foram infectados, metade disse que os indicadores de gerenciamento de sua condição crônica (glicemia, pressão arterial, etc.) ficaram fora do alvo. A maioria relatou que não houve mudança no manejo de suas DCNTs.
• No geral, a maioria das pessoas relatou aumento nos sentimentos de estresse e solidão.
• 16% das pessoas com DCNTs relataram que faltaram uma dose do medicamento, ou não conseguiram reutilizar a receita de seus medicamentos.
• Aproximadamente um terço (31%) das pessoas com DCNTs relataram que tiveram dificuldade de acesso às consultas médicas de rotina, e cerca de 1 em cada 10 relatou não ter visitado o profissional de saúde antes da pandemia.
• O motivo mais comum apresentado pelas pessoas com DCNTs para a omissão de uma dosagem do medicamento ou consulta médica regular foi o medo de contrair COVID-19 em ambientes de saúde.
• Em uma pesquisa separada com profissionais de saúde da linha de frente, o mesmo grupo de pesquisadores descobriu que eles também relataram que o medo da COVID-19 era um fator que influenciava sua capacidade de cuidar das pessoas com DCNTs.
Leia também:
-FórumDCNTs publica estudos sobre o impacto da COVID-19 em pessoas com diabetes (aqui)
-Fundador e coordenador do FórumDCNTs, alerta sobre o risco da 2ª onda do COVID-19 (aqui)
Comments