• FórumDCNTs

Painel Brasileiro da Obesidade lança Portal de Informação sobre Obesidade no Brasil

No dia 9 de agosto, FórumDCNTs participou do Evento de Lançamento do 1º Portal de Informação sobre Obesidade no Brasil, organizado pelo Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), iniciativa do Instituto Cordial. Estiveram presentes no evento o coordenador geral do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone, Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk), membro do Conselho Consultivo, facilitadores dos Grupos Temáticos, como Nayara Landim (TJCC), Gustavo San Martin (AME/CDD) e Marília Albiero (ACT Promoção da Saúde), além de presidentes de instituições que participam ativamente do FórumDCNTs, como Luciana Holtz (Oncoguia) e Dra. Cintia Cercato (ABESO).


O evento também reuniu especialistas para debater os desafios da obesidade. O Dr. Mark Barone esteve entre os painelistas, abordando acerca da Intersetorialidade da Obesidade. Durante sua fala, Dr. Barone apresentou as ações realizadas pelo FórumDCNTs no combate à obesidade, trazendo a reflexão sobre a dificuldade de praticar a intersetorialidade, uma vez que os setores não estão acostumados a caminharem juntos. Ele destaca que, por se tratar de uma condição complexa e multifatorial, a obesidade necessita de ações conjuntas. Reforçando a importância de deter o crescimento dessa doença/condição crônica não transmissível (DCNT/CCNT), Dr. Mark apresenta que, em relação aos fatores de risco para mortalidade, o índice de massa corporal (IMC) foi de 4º lugar em 1990, para 2º em 2019. Por fim foram mostradas as ações desenvolvidas pelos diferentes setores, incluindo os Eventos Interativos e publicações, como o guia "Linguagem Importa!", promovidos pelo FórumDCNTs.


Dando destaque à linguagem, a Profª Dra. Fernanda Scagliusi, membro do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da FSP-USP, abordou a importância da linguagem para obesidade. Foi apresentado o conceito de estigma, sendo este um processo social, pelo qual se atribui uma característica de um determinado grupo como diferente daquilo que seria "normal". O estigma relacionado ao peso corporal é caracterizado como uma "morte social" que as pessoas acima do peso sofrem devido aos significados atribuídos a esse peso e ao corpo, como falta de força de vontade e de disciplina, despreocupação, desmotivação, entre outros. Esse estigma marginaliza a pessoa com obesidade, movendo-as para fora da sociedade.


Parte do estigma imposto à essa pessoa vem pela linguagem, como por exemplo, através da fala com julgamentos morais. Contudo, existem diferentes formas de linguagens. Dra. Fernanda apresenta a linguagem em forma de representação (como a pessoa é identificada/representada em materiais, redes sociais, etc), denominação (como a pessoa é nomeada/chamada) e tratamento (como a pessoa é tratada na sociedade).


CONHEÇA O PORTAL DE INFORMAÇÕES

O Portal do PBO apresenta Biblioteca de Referências, com materiais exclusivos do Instituto Cordial, artigos científicos, livros e etc. Também é possível acessar os indicadores sobre obesidade no Brasil, com dashboards para auxiliar a busca e coleta de dados, separados por unidade federativa, idade, ano, faixa etária e sexo. Além disso, é possível acessar eventos e notícias do PBO e parceiros.


Acesse o portal aqui.