• FórumDCNTs

Lançamentos sobre Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde

A Organização Mundial da Saúde tem apontado a necessidade dos sistemas de saúde serem reorganizados prioritariamente a partir da Atenção Primária à Saúde (APS), reconhecendo seu papel na garantia do cuidado integral.

O Plano de Trabalho da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição discorre sobre a importância da cobertura universal de ações em nutrição nos sistemas de saúde. Dentro deste contexto, o II Seminário Internacional de Alimentação e Nutrição na APS tem o objetivo de disseminar informações técnico-científicas e promover trocas de experiências, a partir de espaços de discussão e proposição de ações em conjunto com coordenadores estaduais e municipais de alimentação e nutrição, gestores e profissionais envolvidos no desenvolvimento destas ações nos territórios, além de pesquisadores e estudantes e demais interessados no tema.

Os debates e discussões ao longo do evento auxiliam na construção de um modelo integrador das ações de alimentação e nutrição no processo de trabalho e organização da APS em âmbito nacional e internacional. Durante o evento diversos materiais foram lançados de forma preliminar, dentre eles:




Recomendações para o Fortalecimento da Atenção Nutricional na Atenção Primária à Saúde no Brasil








Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde







Vitrine do Conhecimento - Alimentação e Nutrição em Saúde Pública