top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Live Dia Mundial do Diabetes

Em preparação ao Dia Mundial do Diabetes, dia 14/11, o FórumDCNTs convidou os presidentes das principais instituições de diabetes afiliadas à Federação Internacional de Diabetes (IDF) e o Ministério da Saúde para debater sobre o assunto. Além da importância da campanha deste ano, que reconhece o papel central da equipe de enfermagem nos cuidados com o diabetes, entenderemos quais são os principais desafios atuais desta que é uma das 4 condições crônicas que mais matam no Brasil e no mundo. Os painelistas apresentarão também os planos para mudar o cenário, melhorando estratégias de prevenção e tratamento de diabetes no país, e interagirão com quem estiver assistindo respondendo a perguntas e comentários. Não perca a oportunidade de participar!



Assuntos Principais:

- Campanha do Dia Mundial do Diabetes 2020

- Prioridades e Desafios Atuais do Diabetes no Brasil

- O que esperamos conseguir até o Dia Mundial do Diabetes 2021?


Debatedores:

Domingos Malerbi, MD, PhD

(SBD)

Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), gestão 2020-2021. Médico endocrinologista membro do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez também sua especialização, seu mestrado e doutorado em Endocrinologia.

Fadlo Fraige Filho, MD, PhD

(ANAD/FENAD e IDF-SACA)

Presidente da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e da FENAD - Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, Chair-Elect da Federação Internacional de Diabetes (IDF) para a Região da América do Sul e América Central (SACA), Professor titular da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Médico endocrinologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e doutorado em Endocrinologia pela USP.


Gilberto Casanova

(ADJ Diabetes Brasil)


Presidente da ADJ Diabetes Brasil e filho de um dos casais fundadores de entidade. Cirurgião Dentista e Educador em Diabetes.




Lucas Xavier

(LEAD-EEUSP e YLD-IDF)

Estudante de enfermagem, fundador da Liga de Enfermagem na Atenção ao Diabetes da (LEAD) EEUSP. Atua como representante do Brasil e da América Latina em programas de liderança nacionais e internacionais, como o programa de Young Leaders in Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (YLD-IDF), do qual é representante da Região da América do Sul e América Central (SACA).


Olivia Medeiros, MSc

(SAPS-MS)

Coordenadora-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde (MS). Graduada em Nutrição (UNESP), mestre em Saúde Coletiva (UnB) na linha de Economia da Saúde e cursou, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (UFSCar). Atua na Atenção Primária há mais 12 anos, reunindo experiência em atenção à saúde, gestão federal e gestão municipal na coordenação de atenção básica da região metropolitana de SP (SAPS).

Moderador:

Mark Barone, PhD (FórumDCNTs e IDF) Fundador e Coordenador Geral do FórumDCNTs e Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Membro do Departamento de Educação da SBD, da ADJ Diabetes Brasil e do Comitê Consultivo de diversas Organizações Internacionais. Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduação em Educação em Diabetes e em Comunicação e Marketing.




bottom of page