Buscar

4/12 - Live Obesidade, Uma Doença Séria que tem Tratamento (às 16h)

Atualizado: 16 de Dez de 2020

Participe desta Live e entenda porque a obesidade deixou de ser apenas fator de risco para diabetes, câncer e outras condições crônicas e passou a ser entendida como uma doença por si só. Especialistas no assusto abordarão desde o impacto dessa condição na saúde dos brasileiros (ainda mais durante a pandemia de COVID-19) até os planos do Ministério da Saúde e os protocolos e as opções de tratamento.


Objetivos

  • Identificar o impacto da alta prevalência de obesidade e as consequências do aumento de peso sobre a saúde da população no Brasil.

  • Entender os fatores de risco e as opções de tratamento para a obesidade.

  • Frear a continuidade do crescimento das taxas de obesidade na população adulta e infantil.


Agenda:


16h00 - Abertura (Dr. Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

- Depoimento: Alessandro de Caprio (Vídeo)


16h15-16h20 - Podemos dizer que há uma epidemia de Obesidade no Brasil? Quais os riscos?(Dra. Andrea Pereira, Obesidade Brasil) (Vídeo)

16h25-16h30 - Fatores de risco e como ter a prevenção da Obesidade Infantil (Elisa Proença, Instituto Desiderata) (Vídeo)


16h35-16h40 - Quais as opções de tratamento para Obesidade? (Dr. João Salles, Santa Casa SP) (Vídeo)


16h45-16h50 - Quando a cirurgia bariátrica é indicada? (Dr. Marco Aurélio, FMUSP) (Vídeo)


17h05-17h10 - Quais os planos de enfrentamento da obesidade no Brasil? (Dra. Gisele Bortolini, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h30 - Debate "Logo após o IBGE publicar recorde de obesidade no Brasil, foi divulgado o PCDT para prevenir e tratar essa condição. Será agora controlado esse desafio de saúde coletiva?" (moderação: Dr. Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Alessandro de Caprio

  • Dra. Andrea Pereira, Obesidade Brasil

  • Elisa Proença, Instituto Desiderata

  • Dr. João Salles, Santa Casa - SP

  • Dr. Marco Aurélio, FMUSP

  • Dra. Gisele Bortolini, Ministério da Saúde


Biografias:


Andrea Pereira, MD, PhD

(Obesidade Brasil)

Graduada em medicina pela UNIFESP, Especialista em Nutrologia, Doutora em Obesidade e Cirurgia Bariátrica pela UNIFESP. É médica Nutróloga da Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional e do Comitê de Cuidados Paliativos e de Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Co-fundadora e presidente do Instituto Obesidade Brasil.


Elisa Proença, MSc

(Instituto Desiderata)

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP/FIOCRUZ e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição/UERJ - PPGANS, na linha de Políticas Saberes e Práticas em Alimentação e Nutrição. Preceptora docente no Centro Universitário Celso Lisboa para a graduação de nutrição, integrante da equipe de Apoio Técnico Institucional à Superintendência da Atenção Primária no Estado do Rio de Janeiro (SAPS/SES - RJ), sendo parte da equipe de referência estadual dos programas Academia da Saúde, Saúde na Escola e Crescer Saudável. Atualmente Analista de Saúde na área de Obesidade, no Instituto Desiderata.


Gisele Bortolini, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestre em Ciências Médicas (2008) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz (2009) e especialização em Gestão Pública na Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Doutorado em Nutrição pela Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa: Nutrição Social. Experiência na área de Saúde Pública e Nutrição atuando principalmente nos temas: Gestão de Políticas Públicas de Saúde e de Alimentação e Nutrição, Atenção Primária, Promoção da Saúde e avaliação das condições de saúde da população brasileira e da efetividade de ações. Atualmente é Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição no Ministério da Saúde.


João Salles, MD, PhD

(Santa Casa de Misericórdia)

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra, especialização em Endocrinologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e residência-médica pela Universidade de Taubaté. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atualmente Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Marco Aurélio, MD, PhD

(HC/FM/USP)

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Livre-Docência pela USP. Pós-doutorado como Research Fellow na University of Southern Califórnia (2004). Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), onde é Presidente da Comissão de Título de Especialista. Linhas de pesquisa relacionadas à obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica, com atividade assistencial especialmente voltada à cirurgia laparoscópica e robótica. Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.






296 visualizações0 comentário

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube