top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Obesidade - Riscos de uma epidemia sem controle: políticas e programas necessários - 20/03 às 19h


19h00-19h05 - Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumDCNTs)


19h10-19h45 - Debate: Quais políticas públicas e programas são fundamentais para avançar no enfrentamento da obesidade e qual o papel da Frente Parlamentar do Diabetes nesse enfrentamento?

  • Andrea Pereira, Instituto Obesidade Brasil (Vídeo)

  • Flávia Morais, Deputada Federal (Vídeo)

  • Guilherme Nafalski, Instituto Cordial/PBO (Vídeo)

  • João Salles, FCMSC-SP / SBD / SBEM (Vídeo)


Painelistas e Moderador


Andrea Pereira, MD, PhD

(Obesidade Brasil)

Graduada em medicina pela UNIFESP, Especialista em Nutrologia, Doutora em Obesidade e Cirurgia Bariátrica pela UNIFESP. É Médica Nutróloga da Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional e do Comitê de Cuidados Paliativos e de Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Co-fundadora e presidente do Instituto Obesidade Brasil.


Flávia Morais

(Deputada Federal)

Graduada em Educação Física pela Eseffego e em Direito pela PUC. Atuou como Secretária Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal, Santa Bárbara de Goiás e na Prefeitura Municipal, Trindade, Secretária Estadual de Cidadania e Trabalho, Governo do Estado, GO. Atualmente é Deputada Federal pelo Estado de Goiás e lidera o movimento para implementação da Frente Parlamentar Mista para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes.


Guilherme Nafalski, MSc, PhD

(Instituto Cordial)

Graduado em Sociologia, com Mestrado pela USP e Doutor em Ciência Política pela Unicamp. Desde 2005, trabalha com desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas, atuando em organizações da sociedade civil, parlamentos e governos. É Coordenador de Projetos de Saúde do Instituto Cordial e responsável pelo Painel Brasileiro da Obesidade.


João Salles, MD, PhD

(Santa Casa de Misericórdia)

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra, Especialização em Endocrinologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e residência-médica pela Universidade de Taubaté. Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atualmente Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.



Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo


Comentários


bottom of page