top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Inscrições abertas para o Prêmio Merula Steagall, promovido pela Abrale e Movimento TJCC - Até 25/7

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer anunciam o Merula Steagall Awards – Experiências Transformadoras na Oncologia, premiação que tem como objetivo valorizar e investir nas iniciativas/projetos de enfrentamento ao câncer que se dedicam a gerar melhorias na atenção oncológica do Brasil. As inscrições vão até 25/7.


Foto: Divulgação

Criado em 2023, o Merula Steagall Awards aceita projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil (ONGs, associações de pessoas com condições, entre outros), instituições de saúde, profissionais da área da saúde e pesquisadores, que tenham sido executados até 2023 em território nacional. Estes projetos devem se enquadrar em ao menos uma das categorias abaixo:


  • Educação e informação: Projetos voltados para educação e informação na área oncológica. Os projetos podem ser focados em educação e informação de profissionais da saúde, pessoas com câncer, familiares, cuidadores ou população em geral.

  • Cuidado com a pessoa com câncer​: Projetos voltados para ações de cuidado – assistência, apoio à pessoa com câncer, com foco em facilitar a jornada de cuidado e promover melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida, principalmente de pessoas sem acesso à saúde suplementar.

  • Políticas públicas e advocacy​: Projetos com foco na melhoria de leis, políticas públicas de saúde e processos de governo que beneficiem pessoas com câncer.


COMO PARTICIPAR


O período de submissão é de 25 de junho a 25 de julho de 2024.


  • A submissão deverá ser feita exclusivamente por meio eletrônico, a partir do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de julho de 2024.

  • Toda a documentação requerida no ato de inscrição do projeto deve ser anexada em PDF (não maior que 30MB), no local indicado no ato da inscrição. 

  • As inscrições deverão ser realizadas indicando-se o responsável pelo projeto.


PREMIAÇÃO

O projeto com maior nota entre todos os projetos e categorias ganhará R$10 mil!


CERTIFICADO

Os finalistas recebem um certificado de participação entregue na cerimônia.


TROFÉU

O vencedor de cada categoria receberá um troféu em reconhecimento.


CONGRESSO

A maior nota de cada categoria terá espaço de conteúdo no 12° Congresso TJCC.


Os finalistas serão anunciados no dia 23 de agosto, nos canais oficiais de comunicação da Abrale e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. A cerimônia de entrega do Prêmio Merula Steagall ocorrerá no 11° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá de 17 a 19 de setembro de 2024.


Acesse o regulamento completo aqui.


Inscreva-se no Merula Steagall Awards aqui.


A história de Merula Steagall


Merula Steagall, brasileira de origem grega, foi empreendedora social e de negócios, gestora, esposa, mãe, idealizadora de importantes projetos sociais e, especialmente, inovadora.


Aos três anos de idade foi diagnosticada com talassemia maior, tipo de anemia grave, rara e hereditária. Foi desacreditada pelos médicos, que disseram aos seus pais que ela não viveria além dos cinco anos – na época, os tratamentos para a talassemia eram limitados, precários e havia pouco conhecimento científico sobre a condição.


Indo contra todas as estatísticas do prognóstico de sua condição de saúde, em 56 anos Merula somou diversas conquistas em sua vida profissional e pessoal.


Por mais de uma década, presidiu a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), sendo a maior associação de pessoas com câncer na América Latina e que possibilitou importantes avanços no acesso ao tratamento deste tipo de anemia, ampliando o conhecimento dos médicos e impactando na maior sobrevida das pessoas com talassemia.


Em 2002, mobilizou um grupo de pessoas com câncer hematológico e seus familiares e juntos fundaram a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Desde a sua fundação, esteve na presidência da associação até seu falecimento, em novembro de 2022, garantindo uma melhor assistência oncológica, desfechos clínicos positivos, qualidade de vida, empoderamento e atenção a milhares de pessoas.


Em 2014, ampliou sua rede e criou o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com a finalidade de unir os esforços e a luta para uma atenção oncológica igualitária no país.


É inspirado nesta trajetória e na necessidade de reconhecer, em vida, atores que trabalham no enfrentamento ao câncer que foi criado o Prêmio Merula Steagall.


Comments


bottom of page