• FórumDCNTs

Meta 80-80-80 para pressão arterial pode salvar entre 76 e 130 milhões de pessoas até 2050

Embora a hipertensão possa ser gerenciada com medicamentos seguros, de baixo custo e eficazes, ela continua sendo a principal causa de morte no mundo, e menos de uma em cada cinco pessoas com hipertensão, em todo o mundo, tem um bom manejo da pressão arterial. Mas e se isso fosse diferente?

Fonte: Artigo Original

Um novo estudo publicado na Nature Medicine explorou o potencial de uma meta “80-80-80” para o manejo da hipertensão – ou seja, se 80% das pessoas fossem testadas para hipertensão, 80% das pessoas com hipertensão receberiam tratamento e 80% das pessoas em tratamento alcançariam o gerenciamento da pressão arterial. Descobriu-se que atingir a meta 80-80-80 globalmente poderia salvar entre 76 e 130 milhões de vidas até 2050.


Alcançar a meta 80-80-80 teria o maior benefício em países de renda média e baixa, onde a cobertura do tratamento da pressão arterial é baixa e a maioria das mortes ocorre por doenças cardíacas.


Embora a meta seja ambiciosa, os autores do estudo – que incluíram membros da equipe Resolve to Save Lives Cardiovascular Health – concluem que a maioria dos países poderia alcançá-la até 2040.


Leia o estudo completo aqui.


Fonte: Resolve to Save Lives Cardiovascular Health