• FórumDCNTs

Nações Unidas lançam materiais para ajudar a formar novas parcerias para os ODS

As Parcerias para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são iniciativas de múltiplas partes interessadas voluntariamente realizadas por governos, organizações intergovernamentais e outras partes interessadas, cujos esforços estão contribuindo para a implementação da Agenda 2030.


Apesar dos desafios impostos pela pandemia do COVID-19, as Nações Unidas (ONU) lançou o documento Parcerias em resposta ao COVID-19 - Reconstruindo melhor juntos, fornecendo respostas urgentes de saúde e socioeconômicas e apoiando as comunidades para conviverem com a pandemia, bem como trabalhando para uma recuperação pós-pandemia, garantindo uma reconstrução dos sistemas de saúde. Este estudo analisou 36 parcerias para alavancar e trocar experiências, combinando e integrando recursos de parceiros e trabalho colaborativo para gerar transformações de sistema.

Foi publicado também o documento Os impactos do COVID-19 no envolvimento de stakeholders para os ODS que apresenta novos dados sobre os impactos que o COVID-19 teve no envolvimento de stakeholders na implementação, acompanhamento e revisão dos ODS em níveis nacional, regional e subnacional.


Também busca catalogar efeitos importantes, destacar desafios e apresentar boas práticas e inovação para o engajamento das partes interessadas. O documento se baseia nas respostas de duas pesquisas: uma para pontos focais do governo que apoiam os países da Revisão Nacional Voluntária (VNR) 2020/21 e outra para todas as partes interessadas.


Leia também: Como os stakeholders da sociedade civil devem relatar sua contribuição para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável? e O mundo em lockdown e o desenvolvimento em espera.