Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2024 e selecionado por seu potencial na categoria Prêmio FórumCCNTs 2024
Nanoaventura - uma jornada insulínica: Utilizando um Jogo Digital como Instrumento Pedagógico para Facilitar a Compreensão sobre Nanomedicamentos
Atualmente, as alternativas para o tratamento do Diabetes tipo 1 são consideradas invasivas, gerando um desconforto para as pessoas. Diante dessa problemática, os nanomedicamentos surgem como uma opção viável para melhorar essa realidade.
Essa forma farmacêutica baseia-se no uso da nanotecnologia, que visa otimizar a administração do medicamento para órgãos específicos, aumentando, assim, a eficácia e segurança no tratamento. Para contribuir para um amplo entendimento sobre a atuação de um nanomedicamento, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital intitulado NanoAventura: Uma Jornada Insulínica, que envolve um tema considerado bastante complexo e reflete a intenção de apresentar uma alternativa mais confortável para o tratamento do diabetes tipo 1, que não envolva o desconforto, como o uso de agulhas ou a constante necessidade de aferição da glicemia. Nele, é apresentado o trajeto do nanomedicamento pelo corpo, destacando as vantagens deste tipo de tratamento frente aos tradicionais.
Com o jogo digital finalizado, espera-se facilitar a compreensão sobre nanomedicamentos e seus processos extensos e complexos, a partir da utilização de termos que simplifiquem o entendimento das informações biológicas. Dessa forma, busca-se romper com o distanciamento do tema nanotecnologia nos ambientes escolares, contribuindo para uma maior disseminação dessa temática por meio do jogo digital para maior disseminação dessa temática.
Autores: Isabela Possídio Amorim (Estudante), Ana Luiza Dias Sodré (Estudante), Jonatan Pinto Cavalcante (Orientador) e Amanda Ramos de Mattos Thomé (Coorientador).
Instituição: Colégio Alfa CEM Bilíngue
Palavras-chave: nanomedicamentos; diabetes; jogo digital
コメント