Buscar

Nova Rotulagem de Alimentos: Conquistas e Polêmicas

Atualizado: Fev 22

Por Mark Barone


Em 23 de setembro de 2019, a Anvisa abriu a consulta pública sobre rotulagem nutricional de alimentos. Na ocasião, a agência propôs a inclusão de uma lupa na parte da frente dos rótulos dos alimentos com excesso de nutrientes críticos (sódio, gorduras saturadas e/ou açúcar). Contudo, até o dia 7 de novembro de 2019, a população pode opinar na consulta sobre qual o modelo de rotulagem deve ser adotado no País.



Em 2017, o Idec apresentou à Anvisa a proposta de rotulagem de advertência em formato de triângulos, após inúmeras pesquisas científicas mostrarem que este é o modelo de rotulagem nutricional frontal mais eficiente para a população. Além disso, o modelo já é utilizado em diversos países, como Chile, Peru e Uruguai. 



Em uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com o Instituto Datafolha, durante os dias 7 a 11 de outubro 2019, 82% dos participantes conseguiram identificar corretamente qual era o alimento mais saudável a partir dos rótulos de advertência em formato de triângulos na frente da embalagem dos produtos. Já com o modelo de lupa, apresentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e levado para a consulta pública sobre rotulagem nutricional de alimentos, apenas 64% conseguiram responder corretamente.



Em relação à preferência nacional, os triângulos também se mostraram superiores: 76% dos participantes preferem o modelo quando o comparam com a lupa.


Para a pesquisa foram entrevistadas 1.384 pessoas, com idades entre 18 e 55 anos, pertencentes a todas as classes socioeconômicas e regiões do Brasil. Os participantes foram apresentados a um questionário com 25 perguntas sobre 3 produtos: iogurte, cereal matinal e suco de caixinha - categorias de alimentos que, devido à sua comunicação mercadológica, muitas vezes são considerados saudáveis. 


Os produtos foram rotulados quando continham excesso de açúcar, gorduras saturadas e/ou sódio. Ao avaliar os sucos de caixinha com os rótulos de triângulos, por exemplo, 73% dos participantes conseguiram identificar qual produto era o menos saudável. Já com o modelo de lupas, apenas 63% acertaram. 


Fontes:

IDEC: https://idec.org.br/release/com-os-triangulos-82-dos-brasileiros-conseguem-saber-qual-produto-e-o-mais-saudavel-afirma

IDEC: https://idec.org.br/noticia/anvisa-anuncia-proposta-de-nova-rotulagem-nutricional-frontal-de-alimentos

Folha de S.Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/11/com-alertas-em-rotulos-78-dos-brasileiros-reduziriam-consumo-de-refrigerante.shtml

Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/anvisa-aprova-consultas-publicas-sobre-rotulagem/219201

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável: https://alimentacaosaudavel.org.br/campanhas/rotulagem/

15 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube