• FórumDCNTs

Novas estimativas mostram que 1 em cada 100 mortes tem como causa o suicídio

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da OMS. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que malária, guerra ou homicídio. Em 2019, mais de 700.000 pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes, o que levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorar a prevenção e o atendimento ao suicídio. Embora as taxas de suicídio estejam caindo em todo o mundo, elas estão aumentando nas Américas. O suicídio foi a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos após acidentes rodoviários, tuberculose e violência interpessoal. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio.

Para apoiar os países em seus esforços, a OMS está divulgando orientações abrangentes para a implementação de sua abordagem LIVE LIFE para a prevenção do suicídio. As quatro estratégias desta abordagem são:

  • limitar o acesso aos meios de suicídio, como pesticidas e armas de fogo altamente perigosos;

  • educar a mídia sobre o relato responsável de suicídio;

  • promoção de habilidades socioemocionais para a vida em adolescentes;

  • identificação precoce, avaliação, gerenciamento e acompanhamento de qualquer pessoa afetada por pensamentos e comportamento suicida.

Acesse o guia LIVE LIFE aqui.