top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Novos protocolos sobre DCNTs para a Atenção Primária à Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Cidade de São Paulo, com o apoio do Programa Cuidando do Seu Coração, produziu protocolos para serem utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) com o intuito de melhorar os procedimentos para às DCNTs.


A epidemia das DCNTs pode ser diminuída mundialmente com ações de promoção, prevenção e cuidados em saúde. A maior parte dessas ações em saúde deve ser planejada, programada e executada na APS, principalmente pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Atenção Primária à Saúde.
Atenção Primária à Saúde.

A APS do MSP tem como objetivo, desde meados de 2019, elaborar o Protocolo das Linhas de Cuidado e dar início aos Protocolos Clínicos para a implementação efetiva das ações de promoção, prevenção e cuidados nas UBS/APS do MSP, cujos resultados iniciais veremos em outubro de 2020.


O programa “Cuidando de Todos” foi construído para que seja eficaz, efetivo e aplicável de imediato. Para isso, se faz necessário as parcerias das gerências das UBS e de seus profissionais, captando as sugestões dos profissionais que executam as ações para a efetividade e eficácia do cuidado e os protocolos que são norteadores e estão sendo entregues para a gerência das UBS, para uso de todos.


Acesse os novos protocolos:


bottom of page