top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Nova Iniciativa Global do Câncer de Mama é lançada pela OMS

Organização Mundial da Saúde detalha nova Estrutura da Iniciativa Global do Câncer de Mama com meta de salvar 2,5 milhões de pessoas.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova Estrutura da Iniciativa Global do Câncer de Mama, fornecendo um roteiro para atingir a meta de salvar 2,5 milhões de vidas de câncer de mama até 2040. O material recomenda aos países a implementar os três pilares da promoção da saúde para detecção precoce, diagnóstico oportuno e tratamento abrangente do câncer de mama para atingir as metas.

Foto: Freepik

Existem mais de 2,3 milhões de casos de câncer de mama que ocorrem a cada ano, o que o torna o câncer mais comum entre os adultos. Em 95% dos países, o câncer de mama é a primeira ou a segunda causa principal de mortes por câncer em mulheres. No entanto, a sobrevivência do câncer de mama é amplamente desigual entre e dentro dos países; quase 80% das mortes por câncer de mama e cervical ocorrem em países de baixa e média renda.


O câncer em mulheres, incluindo o câncer de mama, deixa um impacto devastador para a próxima geração. Um estudo publicado em 2020 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, sugere que, com cerca de 4,4 milhões de mulheres morrendo de câncer em 2020, quase 1 milhão de crianças ficaram órfãs devido ao câncer, sendo 25% devido ao câncer de mama. As crianças que perdem suas mães para o câncer experimentam desvantagens de saúde e educação ao longo de suas vidas, desencadeando perturbações sociais crônicas geracionais e prejuízos financeiros em muitos casos.


A estrutura recém-publicada aproveita estratégias comprovadas para projetar sistemas de saúde específicos para cada país, e adequados aos recursos para a prestação de cuidados de câncer de mama em ambientes de baixa e média renda. Ele descreve três pilares de ação com indicadores-chave de desempenho específicos:

  • Recomendar aos países que se concentrem em programas de detecção precoce do câncer de mama, para que pelo menos 60% dos cânceres de mama sejam diagnosticados e tratados como doença em estágio inicial;

  • Diagnosticar o câncer de mama dentro de 60 dias após a apresentação inicial pode melhorar os resultados do câncer de mama. O tratamento deve começar três meses após a primeira apresentação;

  • Gerenciar o câncer de mama para que pelo menos 80% das pessoas completem o tratamento recomendado.

Acelerar a implementação da Iniciativa Global de Câncer de Mama da OMS tem o potencial de evitar não apenas milhões de mortes ​​por câncer, mas também as consequências intergeracionais associadas a essas mortes.


Acesse aqui a nova Estrutura da Iniciativa Global do Câncer de Mama completa.


Comments


bottom of page