top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Segundo a OMS, DCNTs avançam como principal causa de mortes no mundo

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) agora constituem 7 das 10 principais causas de morte no mundo, de acordo com as Estimativas Globais de Saúde de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicadas no dia 9/12. Os novos dados cobrem o período de 2000 a 2019. Essas sete causas foram responsáveis ​​por 44% de todas as mortes ou 80% das 10. No entanto, todas as DCNTs juntas foram responsáveis ​​por 74% das mortes em todo o mundo em 2019.

As principais causas globais de mortes, na ordem do número total de vidas perdidas, estão divididas em três grandes tópicos: cardiovascular (doença cardíaca isquêmica, acidente vascular cerebral), respiratória (doença pulmonar obstrutiva crônica, infecções respiratórias inferiores) e condições neonatais - que incluem nascimento com asfixia e trauma de nascimento, sepse neonatal, infecções e complicações de parto prematuro.

As doenças cardiovasculares permaneceram como a principal causa de morte em nível global nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde 2000, para quase 9 milhões em 2019. As doenças cardíacas agora representam 16% do total de mortes.


Principais causas de morte em todo o mundo.
Principais causas de morte em todo o mundo.

A doença de Alzheimer e outras formas de demência estão agora entre as 10 principais causas de morte em todo o mundo, ocupando o terceiro lugar nas Américas e na Europa em 2019. As mulheres são afetadas de forma desproporcional: globalmente, 65% das mortes por Alzheimer e outras formas de demência são de mulheres.

Mortes por diabetes aumentaram 70% globalmente entre 2000 e 2019, com um aumento de 80% nas mortes entre homens. No Mediterrâneo Oriental, as mortes por diabetes mais do que dobraram e representam o maior aumento percentual de todas as regiões.


bottom of page