top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança documento com perfil dos países com câncer

O objetivo do Perfil do País do Câncer da OMS é sintetizar a situação atual do controle do câncer para cada Estado Membro da OMS (194 no total), bem como por Regiões da OMS (6 no total). Esses perfis estabelecem uma linha de base atualizada do país e apoiam as tendências de monitoramento para o cumprimento dos compromissos globais, incluindo a meta 3.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para reduzir a mortalidade prematura, a eliminação do câncer do colo do útero como um problema de saúde pública e a iniciativa global para o câncer infantil. Confira o perfil do câncer do Brasil.

Os perfis incluem as seguintes informações:

Carga de câncer: incluindo número total de casos e óbitos, principais tipos de câncer, contribuição de fatores de risco selecionados medidos por PAFs (fração atribuível à população) e câncer como % de mortes prematuras por DCNT; Tendências do câncer: tendências estimadas para câncer de mama e pulmão; probabilidade de morte prematura por câncer e sua tendência linear projetada para 2030; Caso de investimento: requisitos de investimento regional e número correspondente de vidas salvas durante a expansão; Capacidade do sistema de saúde: incluindo força de trabalho, sistemas de informação e dispositivos e tecnologias por 10.000 pacientes com câncer em um determinado país; Resposta política atual e disponibilidade de serviços: incluindo planos de câncer e/ou prevenção e controle mais amplo de doenças crônicas não transmissíveis; capacidade na detecção precoce do câncer, tratamento e cuidados paliativos; e consumo atual de opioides para controle da dor; Destaques do progresso nas iniciativas globais da OMS: especificamente câncer do colo do útero e infantil.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) também desenvolveu o Global Cancer Observatory (GCO), que é uma plataforma interativa que apresenta estatísticas globais de câncer para informar o controle do câncer e a pesquisa do câncer. A plataforma se concentra na visualização de indicadores de câncer usando dados do Cancer Surveillance da IARC IARC's Cancer Surveillance Branch (CSU), incluindo GLOBOCAN; Incidência de Câncer nos Cinco Continentes (IC5); Incidência Internacional de Câncer Infantil (IICC); e vários projetos de benchmarking de sobrevivência ao câncer (SurvCan e SURVMARK). O GCO está em desenvolvimento contínuo e a equipe busca continuamente maneiras novas e informativas de apresentar dados globais de câncer que se vinculem às suas atividades de pesquisa. Os dados apresentados no GCO são considerados os melhores disponíveis em cada país do mundo. No entanto, deve-se ter cautela ao interpretar os dados, reconhecendo as atuais limitações na qualidade e cobertura dos dados de câncer, particularmente em alguns países de baixa e média renda.





Fonte: https://www.who.int/teams/noncommunicable-diseases/surveillance/data/cancer-profiles

bottom of page