Em 18 de outubro, a OMS lançou o Portal de Dados Nutricionais, desenvolvido pelo Departamento de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.
O Portal é composto por três bases de dados:
Banco de Dados Global da OMS sobre Crescimento Infantil e Desnutrição – estabelecido em 1986, este banco de dados é mantido pela OMS, com importantes contribuições dos esforços conjuntos UNICEF-OMS-WB Joint Child Malnutrition Estimates (JME) na coleta e validação de dados, com base em metodologia padronizada . Inclui estimativas a nível nacional e subnacional.
Banco de Dados de Micronutrientes da OMS – como parte do Sistema de Informação de Nutrição de Vitaminas e Minerais estabelecido em 1991, fornece aos países avaliações nacionais atualizadas da magnitude das deficiências de vitaminas e minerais. A base de dados inclui 40 indicadores do estado de 17 micronutrientes ou condições relacionadas com micronutrientes, abrangendo tanto a deficiência como o excesso.
Sistema de Informação do Cenário Nutricional - uma ferramenta que fornece dados de saúde e desenvolvimento relacionados à nutrição na forma de perfis automatizados de países e dados para download definidos pelo usuário. Os dados apresentados nos perfis dos países baseiam-se no Quadro Global de Monitorização da Nutrição e no quadro conceitual da UNICEF para as causas da má nutrição, e pretendem dar uma visão geral da nutrição, saúde e desenvolvimento de um país a nível nacional.
Os dados do portal são separados por idade, sexo e tipo de residência (rural ou urbana) tanto para desnutrição infantil e micronutrientes, e também por quintis de riqueza e educação materna para desnutrição infantil. Esses dados permitem uma compreensão abrangente das tendências em diferentes grupos populacionais e uma melhor gestão do progresso em direção às metas globais sob as lentes da equidade. Para os micronutrientes, o portal apresenta gráficos e tabelas para diversos indicadores nutricionais, por meio de opções customizadas para visualização dos dados.
Acesse o portal aqui.
Fonte: World Health Organization
Comments