• FórumDCNTs

OMS publica novo relatório da Cúpula Global do Diabetes

Em 1921, a insulina foi co-descoberta por pesquisadores canadenses da Universidade de Toronto. Essa descoberta foi um passo revolucionário e salvador de vidas, pois o diabetes passou de ser uma sentença de morte para uma condição com possibilidade de manejo, salvando milhões de vidas em todo o mundo. Para marcar o centenário da descoberta da insulina, e com o apoio da Universidade de Toronto, a OMS e o Governo do Canadá organizaram o Global Diabetes Summit. A Cúpula aumentou a conscientização sobre o diabetes ser um desafio global e destaca o que mais precisa ser feito para melhorar os resultados no mundo todo.

O relatório do Global Diabetes Summit foi publicado em inglês e francês e apresenta as perspectivas de Chefes de Estado e Ministérios da Saúde, agências da ONU, sociedade civil, academia e pessoas com experiências vividas de diabetes, encontrando quatro temas principais:

  1. O triunfo da descoberta da insulina está sendo desfeito pela tragédia da distribuição desigual;

  2. Todas as pessoas que vivem com ou em risco de diabetes precisam de um sistema de saúde forte;

  3. É essencial que as pessoas que vivem com ou em risco de diabetes recebam uma variedade de serviços, não importa quem sejam ou onde morem;

  4. Abraçar o engajamento significativo de pessoas que vivem com ou em risco de diabetes significa menos morte, menos sistemas de saúde destroçados e menos miséria econômica.

Acesse o relatório completo aqui.