top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança relatório de status global sobre a resposta de saúde pública à demência

Apenas um quarto dos países em todo o mundo têm uma política, estratégia ou plano nacional para apoiar as pessoas com demência e suas famílias, de acordo com o Relatório da situação global sobre a resposta de saúde pública à demência da OMS. Metade desses países estão na região europeia, com o restante dividido entre as outras regiões. No entanto, mesmo na Europa, muitos planos estão expirando ou já expiraram, indicando a necessidade de um compromisso renovado dos governos.


De acordo com o relatório, o Brasil aparece na lista de países participantes do Observatório Regional de Demência nas América, mas não aparece na lista entre os 43 países com plano independente ou integrado a outra política para demência. O número de pessoas que vivem com demência está crescendo de acordo com o relatório: a OMS estima que mais de 55 milhões de pessoas (8,1% das mulheres e 5,4% dos homens com mais de 65 anos) estão vivendo com demência. Estima-se que esse número aumente para 78 milhões em 2030 e 139 milhões em 2050. A demência é causada por uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro, como doença de Alzheimer ou derrame. Afeta a memória e outras funções cognitivas, bem como a capacidade de realizar tarefas diárias. A deficiência associada à demência é um fator-chave dos custos relacionados à doença. Em 2019, o custo global da demência foi estimado em US $ 1,3 trilhão. O custo está projetado para aumentar para US $ 1,7 trilhão até 2030, ou US $ 2,8 trilhões se corrigido para aumentos nos custos de cuidados. “A demência rouba a memória, independência e dignidade de milhões de pessoas, mas também rouba do resto de nós as pessoas que conhecemos e amamos”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde. “O mundo está falhando às pessoas com demência, e isso fere a todos nós. Quatro anos atrás, os governos concordaram com um conjunto claro de metas para melhorar o tratamento da demência. Mas os alvos por si só não são suficientes. Precisamos de uma ação concertada para garantir que todas as pessoas com demência possam viver com o apoio e a dignidade que merecem".

O relatório destaca a necessidade urgente de fortalecer o apoio a nível nacional, tanto em termos de cuidados às pessoas com demência, como no apoio às pessoas que prestam esses cuidados, tanto em contextos formais como informais. Os cuidados necessários para pessoas com demência incluem cuidados primários de saúde, cuidados especializados, serviços baseados na comunidade, reabilitação, cuidados de longo prazo e cuidados paliativos. Enquanto a maioria dos países (89%) que reportam ao Observatório Global de Demência da OMS dizem que fornecem alguns serviços de base comunitária para a demência, a oferta é maior em países de alta renda do que em países de baixa e média renda. Remédios para demência, produtos de higiene, tecnologias assistivas e ajustes domésticos também são mais acessíveis em países de alta renda, com um nível de reembolso maior, do que em países de baixa renda. O tipo e o nível dos serviços prestados pelos setores de saúde e assistência social também determinam o nível de assistência informal, que é principalmente prestada por membros da família. Os cuidados informais respondem por cerca de metade do custo global da demência, enquanto os custos dos cuidados sociais representam mais de um terço. Em países de renda baixa e média, a maioria dos custos do tratamento da demência são atribuíveis aos cuidados informais (65%). Em países mais ricos, os custos informais e de assistência social chegam a aproximadamente 40% cada um. Em 2019, os cuidadores gastavam em média cinco horas por dia dando apoio para a vida diária à pessoa de quem cuidavam com demência; 70% desse atendimento foi realizado por mulheres. Dado o estresse financeiro, social e psicológico enfrentado pelos cuidadores, o acesso à informação, treinamento e serviços, bem como o apoio social e financeiro, é particularmente importante. Atualmente, 75% dos países relatam que oferecem algum nível de apoio aos cuidadores, embora, novamente, estes sejam principalmente países de alta renda.



bottom of page