• FórumDCNTs

OMS busca membros para Grupo Consultivo (TAG) de Eliminação de Gordura Trans

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está procurando especialistas para atuar como membros do Grupo Consultivo (TAG) de Eliminação de Gordura Trans, que faz recomendações sobre a concessão do certificado de validação da OMS. Serão selecionadas até 12 pessoas com conhecimento, habilidades e experiência distintas em: ciência da alimentação e nutrição; tecnologia de alimentos; laboratório de alimentos; controle e regulamentação de alimentos; nutrição epidemiologia e política alimentar e nutricional.


O Programa de Validação da OMS para a Eliminação da Gordura Trans reconhecerá os Membros que possuem uma estrutura normativa para eliminar os ácidos graxos trans produzidos pela indústria de alimentos, concedendo-lhes um certificado de Validação da OMS para a Eliminação da Gordura Trans. Nesse contexto, a OMS institui o Grupo Consultivo com o objetivo de garantir independência, rigor científico e transparência no julgamento da concessão do certificado de validação da OMS.


São duas as principais funções do TAG:

1) Revisar e avaliar os pedidos apresentados pelos Estados Membros para a concessão do certificado de validação da OMS, incluindo qualquer documentação de apoio;

2) Fornecer recomendações à OMS sobre a concessão do certificado de validação da OMS aos Estados Membros requerentes.


Os profissionais que desejam participar do TAG podem manifestar seu interesse até dia 03 de novembro de 2022 para NFS@who.int usando a linha de assunto “Manifestação de interesse para o TFATAG”. O e-mail deve conter:

  • Uma carta de apresentação (máximo de 2 páginas), indicando sua motivação para se candidatar e descrevendo como você atende aos critérios de seleção. Observe que, se selecionado, a associação será a título pessoal. Portanto, não use o papel timbrado ou outra identificação do seu empregador.

  • O seu curriculum vitae (CV) (máximo 5 páginas);

  • Uma lista de publicações revisadas por pares;

  • Um formulário de Declaração de Interesses (DOI) assinado e preenchido para especialistas da OMS, disponível aqui .

Após o envio, sua manifestação de interesse será analisada pela OMS. Devido ao alto volume esperado de inscrições, apenas indivíduos selecionados serão informados.


Para saber mais, clique aqui.


Fonte: World Health Organization