top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS anuncia Concurso para Tecnologias de Saúde inovadoras em CCNTs - Até 31/10

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anuncia a abertura do Concurso para Tecnologias de Saúde Inovadoras para Ambientes com Poucos Recursos, edição 2023, focado na prestação de serviços relacionados com o rastreio, diagnóstico, tratamento, monitorização e gestão global das CCNTs. As inscrições vão até 31/10.

Foto: Divulgação

O "Compêndio da OMS sobre tecnologias de saúde para ambientes com poucos recursos" busca aprofundar na questão de novas tecnologias em saúde, que sejam acessíveis, eficazes, seguras e de alta qualidade para prestar o melhor cuidado possível para a pessoa e melhorar o bem-estar da população. Muitos sistemas de saúde não estão preparados para enfrentar esse desafio, portanto as tecnologias inovadoras têm o potencial de melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida ou de oferecer uma solução para uma necessidade não satisfeita. Apesar do foco nas CCNTs, esta chamada considerará submissões de tecnologias relacionadas a outras doenças e condições de saúde.

Qual é o objetivo deste compêndio?


O objetivo do Compêndio da OMS é compilar e apresentar tecnologias de saúde inovadoras emergentes para ambientes com poucos recursos. Desde 2010, a OMS abre periodicamente um convite à apresentação de propostas de tecnologias inovadoras e realiza avaliações baseadas em evidências centradas na adoção de inovações em ambientes com poucos recursos. O Compêndio da OMS apresenta informações relatadas pelo fabricante e os resultados da avaliação da OMS de submissões selecionadas.


Alguns fatos sobre condições crônicas não transmissíveis

  • As CCNTs matam 41 milhões de pessoas todos os anos, o equivalente a 74% de todas as mortes a nível mundial (3 a cada 4 óbitos)

  • Todos os anos, 17 milhões de pessoas morrem por CCNTs antes dos 70 anos; 86% destas mortes prematuras ocorrem em países de baixo e médio rendimento.

  • De todas as mortes por CCNTs, 77% ocorrem em países de baixo e médio rendimento.

  • As doenças cardiovasculares são responsáveis ​​pela maioria das mortes por CCNTs, ou 17,9 milhões de pessoas anualmente, seguidas pelo câncer (9,3 milhões), doenças respiratórias (4,1 milhões) e diabetes (2 milhões, incluindo mortes por doenças renais causadas pela diabetes).

  • Estes quatro grupos de doenças são responsáveis ​​por 4 a cada 5 mortes prematuras por CCNTs.

  • O uso do tabaco, a inatividade física, o uso nocivo do álcool, a alimentação pouco saudável ​​e a poluição do ar aumentam o risco de morrer de uma CCNT.

  • A detecção, o rastreio e o tratamento das CCNTs, bem como os cuidados paliativos, são componentes essenciais da resposta às condições.

Conheça as diretrizes para a submissão das iniciativas

  • Todos os formulários devem ser enviados eletronicamente através da plataforma online da OMS

  • Estão disponíveis três formulários de submissão distintos: um para tecnologias disponíveis comercialmente, um para protótipos e um para atualizações (selecione o formulário que melhor se adapta ao seu envio)

  • O formulário solicitará seu nome e e-mail para cadastro. Depois de se registrar, você receberá um e-mail com o link para o formulário. Por favor, não compartilhe este link, pois ele é exclusivo para você

  • O formulário de submissão está dividido nas seguintes seções: A) Detalhes de contato, C) Detalhes da tecnologia, D) Condição clínica ou problema de saúde abordado, E) Especificações técnicas, F) Avaliação regulatória, G) Avaliação de evidências de tecnologia em saúde, H) Tecnologia em saúde avaliação de gestão, e I) Avaliações de propriedade intelectual e produção local. Cada seção possui um conjunto distinto de perguntas e requisitos de documentação necessários para a avaliação. Portanto, o extenso questionário nos permitirá realizar uma avaliação completa

  • Quanto mais completo for o dossiê apresentado, melhor será a base para a avaliação da OMS

  • Somente envios completos serão revisados. As submissões completas devem incluir informações para todas as avaliações (AI). Quando uma pergunta ou requisito não for aplicável à tecnologia, digite "Não aplicável"

  • O formulário eletrônico expira após uma hora sem atividade. Para evitar a perda de dados, salve o formulário pressionando os botões "Anterior", "Próximo" ou "Retomar mais tarde".

  • O formulário eletrônico possui opção de retomada posterior possibilitando a inserção dos dados em diferentes sessões.

  • Para qualquer problema técnico, entre em contato conosco pelo e-mail techinnovation@who.int

Inscreva-se para os três tipos de submissão: disponíveis comercialmente, protótipos e atualizações.


Comments


bottom of page