• FórumDCNTs

ONU lança relatório para analisar a qualidade do engajamento da implementação da Agenda 2030

Um dos aspectos centrais da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o papel significativo que foram atribuídos as partes interessadas em sua implementação, acompanhamento e revisão. Seis anos após a implementação da Agenda 2030, as estratégias de vários países para envolver as partes interessadas ainda estão nos estágios iniciais. Muitas práticas de engajamento das partes interessadas são fortes em alguns aspectos, mas fracas em outros, com pouca orientação disponível para uma análise sistemática.


A pandemia COVID-19 aumentou os desafios de envolver as partes interessadas nos esforços de implementação. Agora, é mais importante do que nunca garantir que haja um diálogo que oriente a ação governamental e mantenha a coesão social.

Neste contexto, UN DESA e PNUD desenvolveram uma estrutura analítica para permitir que governos, partes interessadas e parceiros de desenvolvimento examinem e fortaleçam a qualidade de suas práticas de engajamento de partes interessadas em diferentes estágios do ciclo da Agenda 2030, incluindo a consideração do impacto do COVID- 19.


Esta estrutura é uma ferramenta útil para ajudar a melhorar as práticas de engajamento das partes interessadas, promover o diálogo e apoiar o compartilhamento de lições aprendidas e boas práticas.


O relatório está disponível em inglês, espanhol e francês.