top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS endossa a Carta de 217 entidades para Ações Emergenciais COVID-19

No dia 23 de março o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o FórumDCNTs e outras 215 entidades, encaminhou carta solicitando ações emergenciais ao governo federal e à OPAS. Poucos dias depois, a OPAS entrou em contato com o FórumDCNTs solicitando reunião com os proponentes da carta. A reunião aconteceu no dia 31 de março, através da plataforma Zoom, e reuniu representantes, além do TJCC, FórumDCNTs e OPAS, das seguintes entidades: Abrale, ANCP, ABHH, SBCO, SBM, SBP, STMO, Mulheres do Brasil, Alianza Latina, Ashoka Brasil e Empreendedores Socioambientais da Rede Folha.

Na ocasião, a OPAS expressou seu alinhamento com o conteúdo da carta assinada pelas 217 entidades, solicitando ações imediatas e emergenciais para enfrentamento da COVID-19, com especial foco na proteção do grupo de risco de pessoas com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs). A fim de formalizar o apoio, o Sr. Rafael Dall’Alba, consultor técnico da OPAS/OMS no Brasil e membro da Comissão Consultiva do FórumDCNTs, orientou os próximos passos para o endosso à carta.


Nesta semana, recebemos a confirmação de endosso da carta pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o que enfatiza a relevância de seu conteúdo e necessidade imediata de ações emergenciais. Em relação às medidas a serem tomadas, destacamos aquelas que tornaram o estado da Bahia um exemplo nacional no enfrentamento da pandemia, ao iniciar, já em março, a vacinação do grupo prioritário de pessoas com doença renal crônica em hemodiálise. Grupo este com múltiplas DCNTs e alta exposição e risco de infecção.


Esperamos, o quanto antes, resposta do governo federal à carta. Das pessoas que evoluem a óbito por COVID-19, mais de 60% delas - segundo dados dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde - têm diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, obesidade, asma, ou outras DCNTs. Portanto, é fundamental que representantes dessas populações participem dos grupos técnicos para enfrentamento da pandemia. O FórumDCNTs enfatiza que, além da priorização para vacinação de pessoas com doenças crônicas (DCNTs), outras medidas para proteção dessas populações de maior risco para agravamento e óbito devem ser adotadas, e se coloca à disposição para auxiliar (leia aqui o posicionamento do FórumDCNTs).


Saiba mais:

bottom of page