top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS lança manual prático em português para Enfrentamento de Problemas de Saúde Mental

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) acaba de lançar a versão em português do manual publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020: Enfrentando Problemas Plus em Grupo (EP+GRUPO). O manual é uma ferramenta prática, voltada para profissionais da saúde não-especializados, para implementação de uma intervenção psicossocial baseada em evidências para apoiar pessoas e grupos em sofrimento em comunidades expostas a adversidades e situações humanitárias.


A característica basilar da intervenção descrita deste manual – que foi desenvolvida para ajudar uma pessoa por vez – é apoiar adultos com sofrimento, independentemente do problema de saúde mental específico que estejam enfrentando. Isso significa que mais pessoas poderão ser ajudadas por meio de uma única intervenção psicossocial breve.

O manual também compreende estratégias baseadas em evidências adaptadas de modo que possam ser implementadas por prestadores não especializados, com supervisão e após um breve treinamento. Isso é fundamental para reduzir a lacuna entre os problemas de saúde mental e o acesso ao cuidado eficaz.


Em muitos meios onde o sofrimento mental é comum devido à adversidade, falta apoio psicossocial (inclusive com falta de profissionais de saúde mental).


bottom of page