top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Organização Mundial da Saúde lança uma nova iniciativa global para o câncer de mama

No Dia Internacional da Mulher, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou seu novo esforço colaborativo, a Global Breast Cancer Initiative, com o objetivo de reduzir a mortalidade global por câncer de mama em 2,5% ao ano até 2040.


A sobrevida do câncer de mama cinco anos após o diagnóstico agora ultrapassa 80% na maioria dos países de renda alta, em comparação com 66% na Índia e apenas 40% na África do Sul. As mortes prematuras e as altas despesas do próprio bolso que surgem quando os serviços de câncer de mama estão indisponíveis ou inacessíveis resultam em ruptura social, empobrecimento, instabilidade familiar e crianças órfãs e também ameaçam o crescimento econômico.

A importância de abordar esta situação tornou-se ainda mais urgente, dado que o câncer de mama agora superou o câncer de pulmão como o câncer mais comumente diagnosticado no mundo e é responsável por uma em cada seis mortes por câncer entre as mulheres. A nova Iniciativa Global do Câncer de Mama complementa outros esforços da OMS contra o câncer, a Iniciativa Global para o Câncer Infantil, estabelecida em 2018, e a Estratégia Global para Acelerar a Eliminação do Câncer Cervical, lançada em 2020.


O The Lancet publicou uma revisão demonstrando como a nova Iniciativa Global do Câncer de Mama é uma importante colaboração estratégica para fortalecer os cuidados de saúde para doenças não transmissíveis. Saiba mais sobre a inciativa da OMS.

bottom of page