Buscar

OMS publica Orientações sobre COVID-19 em Doenças Crônicas (DCNTs)

Atualizado: Mar 27

A NCD Alliance, aliança da qual o FórumDCNTs faz parte, divulgou hoje o material da OMS com orientações sobre COVID-19 em populações com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer, doenças crônicas respiratórias, cardiovasculares, mentais e neurológicas, entre outras. Abaixo, traduzimos a nota da Organização Mundial da Saúde em sua íntegra.


ORIENTAÇÕES PARA PESSOAS QUE VIVEM OU SÃO AFETADAS POR DCNTs


"- Pessoas de todas as idades podem ser infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19);

- O risco de ficar gravemente doente com o vírus parece aumentar se você tem mais de 60 anos;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) pré-existentes também parecem ser mais vulneráveis a ficar gravemente doentes com o vírus. Essas DCNTs incluem:

  • Doença cardiovascular (por exemplo: hipertensão, pessoas que tiveram ou correm risco de infarto ou AVC)

  • Doença respiratória crônica (por exemplo: DPOC)

  • Diabetes

  • Câncer


Fatores de risco e condições que tornam as pessoas mais vulneráveis a se tornarem gravemente doentes com COVID-19:


  • É provável que os fumantes sejam mais vulneráveis ao COVID-19; como o ato de fumar significa que dedos (e possivelmente cigarros contaminados) estão em contato com os lábios, possibilidade de transmissão do vírus de mão para boca fica aumentada. Fumantes também podem já ter doença pulmonar ou redução de capacidade pulmonar, o que aumentaria bastante o risco de a doença se agravar.

  • Produtos para fumar, como vaporizadores, narguilés ou cigarros eletrônicos, geralmente envolvem o compartilhamento de peças e/ou mangueiras, o que pode facilitar a transmissão do COVID-19 em ambientes comunitários e sociais.

  • Condições que necessitam suprimento de oxigênio ou que levam à reduzem da capacidade do corpo de usá-lo adequadamente colocam as pessoas em maior risco de pneumonia viral bilateral.


Dicas para pessoas que vivem ou são afetadas por DCNTs:


  1. Continue a tomar seus medicamentos e siga as orientações médicas;

  2. Garanta estoque de um mês ou mais de seus medicamentos, se possível;

  3. Mantenha distância de pelo menos um metro de pessoas com tosse, resfriado ou gripe;

  4. Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

  5. Pare de fumar e evite usar estratégias de enfrentamento que envolvam consumo de álcool ou drogas;

  6. Proteja sua saúde mental."


OUTRAS RECOMENDAÇÕES CONTIDAS NO DOCUMENTO


"Pessoas idosas e pessoas com condições preexistentes (como problemas cardíacos doenças respiratórias crônicas, diabetes) parecem ser mais suscetível de ficar gravemente doente com o vírus."

"Um estilo de vida saudável fará com que todas as funções corporais funcionem melhor, incluindo a imunidade. Alimentar-se saudavelmente, priorizando frutas e vegetais, manter-se fisicamente ativo/a, parar de fumar, limitar ou evitar a ingestão de álcool e dormir o suficiente são componentes essenciais para um estilo de vida saudável."


"Também é importante salvaguardar sua saúde mental, especialmente durante momentos de distanciamento físico".


RECOMENDAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE


"Orientação técnica para COVID-19 (coronavírus):

Gerenciamento de pacientes *

  • Entenda as condições e comorbidades do paciente para personalizar o tratamento da doença crítica e acompanhar o prognóstico;

  • Informe precocemente o paciente e a família.

Durante o gerenciamento de terapia intensiva do COVID-19, determine quais medicamentos devem ser continuados e quais devem ser interrompidos temporariamente. Comunique-se proativamente com pacientes e familiares, e forneça suporte e informações prognósticas. Entenda o valores e preferências do paciente em relação a intervenções de manutenção da vida."


Além disso, a NCD Alliance listou orientações publicadas para cada condição crônica em específico, preparadas pelas principais organizações globais dessas áreas, abaixo.



Sugerimos, ainda, a consulta ao artigo com orientações práticas sobre enfrentamento da COVID-19 para populações com DCNTs, que publicamos há alguns dias, e já nos comprometemos com a OPAS/OMS em divulgar, assim que pronto, o material que por essa organização está sendo produzido sobre COVID-19 e Saúde Mental.


*www.who.int/publications-detail/clinical-management-of-severe-acute-respiratory-infection-when-novel-coronavirus-(ncov)-infection-is-suspected

0 visualização

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube