A Novartis Brasil, anunciou uma parceria inédita com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para fortalecer a Atenção Básica à saúde no âmbito das doenças cardiovasculares no SUS (Sistema Único de Saúde). As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o mundo, atingindo, no Brasil, cerca de 400 mil mortes/ano – surpreendentemente, causando a morte de 1 brasileiro a cada 90 segundos – de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Intitulado “Fortalecimento das ações e estratégias de cuidado na Saúde Cardiovascular: um olhar a partir da Atenção Básica”, o projeto tem como principais objetivos repensar os aspectos vinculados à organização do processo de trabalho, gestão, planejamento e construção de novos saberes e práticas em saúde com o propósito de contribuir para fortalecimento da Atenção Básica nas ações de cuidado cardiovascular.
A Atenção Básica é a principal porta de entrada no SUS e tem responsabilidade de coordenar o cuidado em saúde e ordenar as ações e serviços no Sistema. A perspectiva é que a parceria se estabeleça a médio e longo prazo por meio de distintas fases sinérgicas e complementares.
Nesta primeira fase, o projeto vai promover espaços de sensibilização, aproximação e discussão técnica entre gestores, trabalhadores da saúde, especialistas e demais atores estratégicos na saúde cardiovascular no país, além de mapear e analisar as potências e desafios a partir do papel da Atenção Básica e das políticas adotadas no Brasil, focando a construção de um plano de fortalecimento estratégico e de ação referente ao Cuidado Cardiovascular com ênfase na Atenção Básica.
Falando em saúde mental e COVID-19, um documento publicado recentemente pela revista científica “The Lancet”, mostra que mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade devido a pandemia. O estudo também aponta o impacto que a COVID-19 teve na saúde mental de populações vulneráveis, como jovens, mulheres, pessoas com transtornos mentais pré-existentes, assim como trabalhadores da saúde e da linha de frente e pessoas com menor status socioeconômico.
Foi com o intuito de ajudar a preencher esses espaços e abordar o assunto com mais consciência e empatia que a Fundación MAPFRE e a OPAS/OMS se juntaram para lançar uma campanha digital com foco na saúde mental da população brasileira. O “Movimento Papo Cabeça” irá unir, durante os meses de dezembro e janeiro, vozes - entre especialistas e influenciadores - para promover uma roda de conversa sobre saúde mental. Ao abordar o assunto de forma aberta e com diálogo, a campanha pretende levar informação confiável e de qualidade para toda a sociedade.
Baseada nos pilares escuta, diálogo e informação, o “Movimento Papo Cabeça” pretende, ao longo das próximas três semanas, atuar em diversas frentes – com diferentes públicos – para criar uma grande rede de empatia e ouvir e falar de forma acessível, sem julgamentos ou seletividade.
Essas parcerias firmadas são de extrema importância para que os Grupos Temáticos do FórumDCNTs possam avançar em suas prioridades identificadas.
Confira o relatório do GT de Doenças Cardiovasculares.
Confira o relatório do GT de Saúde Mental.
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