Buscar

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Diabetes Mellitus Tipo 2 (MS)

Pela primeira vez o Ministério da Saúde publicou, no último dia 11/11, o PCDT para diabetes mellitus tipo 2 (DM2) que têm como objetivo orientar o tratamento, diagnóstico e acompanhamento de pessoas com essa condição no sistema público.


Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de diabetes contando com mais de 16,8 milhões de pessoas convivendo com essa condição. No Brasil, o diabetes, juntamente com o câncer, DCV e doenças respiratórias, é responsável por 80% da mortalidade por doenças crônicas.


A alta prevalência dessa condição, o envelhecimento populacional, a urbanização rápida e o elevado número de indivíduos obesos no país fazem com que a condição se torne muito cara ao sistema público de saúde.



O PCDT trás orientações de tratamento tanto para casos iniciais, como para aqueles em que se faz necessária uma intensificação para o manejo da glicemia. O documento também estabelece critérios para o diagnóstico, disponibilizando um fluxograma para rastreamento e identificação de casos assintomáticos.


Além dos medicamentos, o PCDT inclui tratamentos não farmacológicos, com orientações para um estilo de vida mais saudável, com práticas de exercícios físicos, alimentação equilibrada e o aconselhamento para que a pessoa procure uma equipe multiprofissional.


Leia o PCDT para diabetes mellitus tipo na íntegra.


Fonte: http://conitec.gov.br/consulta-publica-avalia-protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-diabetes-mellitus-do-tipo-2

8 visualizações0 comentário

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube