top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Política de Conflito de Interesses do FórumCCNTs

O Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil (FórumCCNTs), uma iniciativa da sociedade civil, sem fins lucrativos, tem como proposta reunir lideranças dos setores público, privado e terceiro setor para o combate à principal causa de mortes precoces no país, as condições crônicas não-transmissíveis (CCNTs). Trata-se de uma iniciativa contínua através de suas plataformas digitais e suas reuniões semestrais presenciais e/ou online.


Objetivos

  • Combater as CCNTs no Brasil por meio de parcerias entre os setores público, privado e o terceiro setor.

  • Compartilhar conhecimento, criar oportunidades e facilitar a integração e a construção de soluções conjuntas, escaláveis e sustentáveis entre os seus membros.

  • Alinhar as prioridades com a agenda 2030, especialmente as relacionadas à meta 3.4 e ao objetivo 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando soluções que levem em conta os compromissos, as fortalezas e os desafios do País.


Proposta

O FórumCCNTs é uma iniciativa colaborativa. As instituições convidadas a participar do FórumCCNTs devem estar comprometidas com o combate das condições crônicas não-transmissíveis (CCNTs), seguindo princípios éticos, de transparência, equidade e respeito, sempre se baseando em evidências.


O objetivo de nossa política de conflito de interesses é proteger a independência, a integridade e a confiabilidade do FórumCCNTs e de seus participantes e parceiros. Membros da Comissão Organizadora, Comissão Consultiva, Prestadores de Serviço, Parceiros, Apoiadores, Patrocinadores e Participantes devem estar alinhados à política de conflito de interesses.


Trabalhamos para gerenciar e eliminar conflitos de interesse e esperamos o mesmo de nossos parceiros e participantes. Por esse motivo, não aceitaremos participantes de nenhuma entidade que tenha vínculos significativos com indústrias que apresentam conflitos de interesses com o FórumCCNTs e seus objetivos (veja abaixo para mais detalhes).


Princípios

O FórumCCNTs é composto por instituições e grupos convidados, por serem reconhecidamente engajados no combate às CCNTs de forma ética. Para que os objetivos do FórumCCNTs sejam alcançados de forma colaborativa, todas as instituições e seus representantes devem estar alinhados aos seguintes princípios:

  • Estarão abertos à colaboração e parceria, visando facilitar complementar e alavancar o trabalho uns dos outros.

  • Não poderão ser empresas dos ramos de tabaco, álcool, armas ou alimentos reconhecidamente prejudiciais à saúde e causadores de CCNTs, ou que tenham sido denunciadas por práticas de trabalho escravo, dano ao meio ambiente ou outras práticas ilegais.

  • Não poderão ser financiados, patrocinados, apoiados ou influenciados pelas indústrias do tabaco, álcool e indústrias de armas.

  • Não serão financiados por organizações com políticas, objetivos, princípios, visão, missão que incluam ou se relacionam com o aumento da produção, suprimento, disponibilidade, promoção e demanda de tabaco, álcool ou armas.

  • Farão todos os esforços para serem transparentes e, caso passem a se associar a algum tipo de indústria com conflito de interesse com o FórumCCNTs, deverão informar imediatamente à Comissão Organizadora do FórumCCNTs.


Procedimentos em caso de potencial conflito de interesse

O FórumCCNTs entrará em contato com o participante, apoiador ou parceiro e solicitará maiores explicações por e-mail caso haja suspeita de algum tipo de conflito de interesse. Será importante que a instituição contatada forneça detalhes para que a Comissão Organizadora do FórumCCNTs possa determinar se há conflito de interesse.


Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato através do e-mail:

bottom of page