Nome do Projeto: Prevenção de Lesão por Pressão (LP) na UTI.
Instituição: Hospital Sírio Libanês e EEUSP.
Responsáveis pelo projeto: Aline de Oliveira Ramalho, Leidiane Santiago, Luciana Meira, Alessandra Marin, Vilanice Puschel, Larissa Bertacchini e Paula Cristina Nogueira.
Contato: alineo_ramalho@hotmail.com.
Sobre o Projeto:
Este projeto teve como objetivo realizar a colocação de um pacote de medidas preventivas de lesão por pressão no cenário de cuidado crítico, com base nas recomendações internacionais e evidências científicas, bem como mensurar os impactos que tais práticas são capazes de promover, principalmente, no que se refere a redução da ocorrência deste evento adverso e os custos relacionados a sua ocorrência.
Foi implementado em três fases no Hospital Sírio Libanês e EEUSP, baseado na metodologia do JBI. A lesão por pressão durante a pandemia de COVID-19 alcançou números nunca antes vistos na instituição em questão e em instituições ao redor do mundo. Foram auditados e acompanhados dezenove critérios baseados em evidências, antes e após a aplicação das melhores práticas.
A auditoria de base e de seguimento atendeu 28 pessoas em cada uma das etapas, 448 horas de observação do cuidado realizado por câmera de monitoramento e análise de prontuário. Também foram avaliados conhecimentos e crenças sobre a temática de 223 colaboradores. Diversos PDSA aconteceram e, após a implementação, houve aumento da conformidade e redução significativa da ocorrência de LP.
Os resultados obtidos foram: o aumento das ações de boas práticas para prevenção de lesões por pressão e consequente redução da ocorrência das LP no ambiente hospitalar. Potenciais benefícios futuros seriam: a melhoria do cuidado prestado, redução de custos com manejo do evento adverso da LP, melhora na satisfação das pessoas relacionadas com os desfechos em saúde, com redução da morbi-mortalidade, complicações, tempo de internação e reabilitação precoce dos indivíduos assistidos.
Saiba Mais:
O projeto foi apresentado no III INES da EEUSP - A apresentação pode ser conferida na marcação de 4h e 30 minutos no vídeo acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=sFnynFGsrRU&t=4s
*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.*
Commentaires