top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Monitoramento do Progresso das DCNTs em 2020 (OPAS e OMS)

Para destacar a capacidade dos países para enfrentamento às DCNTs e mostrar os resultados regionais da Monitoramento do Progresso das DCNTs global em 2020, a OPAS desenvolveu um cartão de pontuação para as Américas. Isso fornece uma visão geral dos principais indicadores de DCNTs em todos os países e complementa os perfis de países que podem ser revisados. A ferramenta visa promover a compreensão da resposta às DCNTs e auxiliar na tomada de decisões para a melhoria do programa de DCNTs.


O Monitor de Progresso da OMS 2020 fornece dados sobre os 19 indicadores detalhados na Nota Técnica da OMS para todos os 194 Estados Membros da OMS publicados em 2017. Os indicadores incluem o estabelecimento de metas dentro do prazo para reduzir as mortes por DCNTs; desenvolver políticas de todo o governo para lidar com as DCNTs; implementação de medidas-chave de redução da demanda de tabaco, medidas para reduzir o uso nocivo de álcool e dietas não saudáveis ​​e promover a atividade física; e fortalecimento dos sistemas de saúde por meio de atenção primária à saúde e cobertura universal de saúde.



Em maio de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma Nota Técnica sobre como a OMS apresentará um relatório em 2017 à Assembléia Geral das Nações Unidas sobre os progressos alcançados na implementação dos compromissos nacionais incluídos na Declaração Política das Nações Unidas de 2011 e no Documento de Resultados das Nações Unidas de 2014 sobre DCNTs. A Nota técnica foi atualizada em setembro de 2017 para garantir o alinhamento com o conjunto atualizado de 'melhores compras' da OMS e outras intervenções recomendadas para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis que foram aprovadas pela Assembléia Mundial da Saúde em maio de 2017.


bottom of page