top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório de Progresso: Projeto Metabolismo e Obesidade - Finalista Melhores Projetos 2021

Nome do Projeto: Metabolismo e Obesidade: uma abordagem fisiológica.

Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas - USP.

Responsável pelo projeto: Carla Roberta de Oliveira Carvalho


Resultados Alcançados:


O Projeto Metabolismo e Obesidade um ano após ter sido finalista no Concurso Melhores Projetos FórumDCNTs 2021, firmou formalmente parceria com Instituto de Ciências Matemática e da Computação da USP (IME), para o desenvolvimento de 4 jogos para serem utilizados tanto via computador quanto celulares androides. Estes jogos estão sendo testados pela primeira vez com os inscritos no curso de extensão que está acontecendo no 3°semestre de 2022 e deverá ser finalizado em 23/10/2022.


O ebook contendo todo o curso, textos de apoio do conteúdo, jogos paradidáticos desenvolvidos pelo grupo Biocientista Mirim - outro projeto de extensão universitária do ICB/USP, cartilha para os professores lidarem com as crianças e adolescentes com diabetes mellitus nas escolas e links para os jogos virtuais, está em fase final de diagramação.


Essa produção dos games e do e-book está sendo possível, devido ao recebimento de verba para as bolsas de pós-doutorado, e de iniciação científica do edital da PRCEU 02/2021 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP). Ainda será iniciado em 2023, uma pesquisa qualitativa para ser avaliado o impacto deste curso com os 800 inscritos em todas as versões anteriores, já registrados e aprovados na plataforma Brasil. Nos últimos 12 meses o projeto alcançou mais pessoas, o principal resultado foi a motivação para continuar a executar o projeto, ele foi considerado uma boa forma de atuação na direção de lutar contra o desenvolvimento de casos de DM associados à obesidade e sedentarismo. O curso passará de 60h para um de especialização (180h) mantendo o público alvo aberto para todo o país. A expectativa é de ter mais colaboradores para atualizar estes jogos em função do feedback que estão recebendo dos usuários, particularmente professores de ensino médio e fundamental e os respectivos estudantes.




Saiba Mais:



*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs 2021, do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.


bottom of page