Nome do Projeto: Cuidado Integral à Saúde Mental em Oncopediatria
Instituição: Associação de Combate ao Câncer Infanto-juvenil
Responsável pelo projeto: Sandra Emília Almeida Prazeres
Contato: sandraemilia@app.org.br
Resultados Alcançados:
O projeto "Cuidado Integral à Saúde Mental em Oncopediatria" da Associação Peter Pan, estabelece uma ação de extensão universitária em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro de Orientação sobre a Morte e o Ser (COSMOS). Este projeto tem como objetivo oferecer suporte em saúde mental para as famílias de crianças com câncer internadas na unidade de terapia intensiva pediátrica oncológica.
A iniciativa alcançou um número significativo de pessoas, com grande relevância durante a apresentação presencial no 12º Encontro do FórumCCNTs. Este momento permitiu a troca de informações valiosas com outras instituições e uma melhor compreensão do panorama nacional, contribuindo para o aprimoramento das ações e fortalecendo a rede de trabalho no enfrentamento das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs).
O reconhecimento formal da importância do projeto por parte de um coletivo tão relevante trouxe uma evidência muito positiva junto à gestão da ONG executora e seus apoiadores, promovendo adesão ao apoio financeiro e estrutural às ações integrais em saúde mental.
No ano de 2023, o projeto continuou com a inclusão de novos profissionais, como uma psicóloga paliativista e uma nutricionista. As ações atenderam tanto pacientes veteranos quanto novos ingressantes, resultando nos seguintes atendimentos:
287 atendimentos psiquiátricos
2.011 intervenções psicológicas
148 atendimentos nutricionais
135 atendimentos psicológicos exclusivos para cuidados paliativos
188 sessões de terapias integrativas e complementares
77 atividades em grupos para mães e outros familiares
O projeto tem mostrado um impacto significativo na assistência às famílias de crianças com câncer, oferecendo um suporte integral que abrange diversas áreas de necessidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Saiba mais:
Comments