Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2024 e selecionado por seu potencial na categoria Prêmio Destaque FórumCCNTs 2024
Mapeamento Estatístico Referente ao Consumo Exagerado de Sais de Sódio (Na+) e Potássio (K+) e a Ligação entre a Hipertensão no Bairro Santa Terezinha da Cidade de Pedra Branca - CE: Uma Abordagem Matemática, Epidemiológica e Nutricional – Projeto Chap
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente ocorrem cerca de 17,5 milhões de mortes por condições cardiovasculares, o que torna a mudança dessa situação uma responsabilidade de importância universal.
O projeto CHAP foi uma iniciativa originada de duas alunas da E.E.E.P. Antônio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca/CE, que teve como objetivo o mapeamento bioestatístico dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial neste município, e aplicar um programa de Educação em Saúde a fim de preveni-la, cumprindo o dever científico de melhorar a qualidade e a expectativa de vida da comunidade. Aplicamos um questionário, preenchido com informações de aproximadamente 150 pessoas de cada bairro no município de Pedra Branca-CE, totalizando 1.500 entrevistas, representando 5% do total desta população. Os dados obtidos por meio da pesquisa de campo trouxeram informações, que foram organizadas e estruturadas em tabelas e, com amparo dos gráficos e representações matemáticas, foi possível traçar um perfil padrão das pessoas mais atingidas pela condição da cidade.
Após traçar o perfil do público-alvo, foi realizado um trabalho de Educação em Saúde, com palestras, oficinas e redes sociais, voltado para o diagnóstico precoce, a prevenção da condição e a promoção da saúde. Uma das ferramentas usadas durante esses encontros foi a expansão do produto deste projeto, que consiste em um sistema virtual probabilístico capaz de calcular as chances de desenvolver a condição. Isso tornou a problemática mais tangível para os grupos-alvo. Além disso, desenvolvemos um aplicativo informativo como parte dessas iniciativas preventivas.
Autores: Francisca Érika Pereira de Mesquita (Estudante), Geovana Alencar Rodrigues (Estudante), Francisco Renato Moreira da Silva (Orientador) e Rafael Saraiva da Silva (Coorientador)
Instituição: E.E.E.P. Antonio Rodrigues de Oliveira
Palavras-chave: Hipertensão; Mapeamento; Pedra Branca - CE.
Kommentare