top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Saúde a Partir de Atividades Físicas Exitosas (SAFE) - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Saúde a Partir de Atividades Físicas Exitosas (SAFE)

Responsável pelo projeto: Tânia Rosane Bertoldo Benedetti

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

Instituições parceiras Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Secretaria de Estado da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

Sobre o Projeto

O projeto possui dois objetivos principais: 1) mapear e avaliar as ações de atividade física realizadas na APS do SUS e 2) instrumentalizar os profissionais de saúde para oferecerem ações exitosas de atividade física na APS do SUS. Participaram 1.645 ações de atividade física que ocorriam nos estabelecimentos da APS do SUS.


O primeiro resultado do projeto foi a elaboração do conceito de “prática exitosa de atividade física na APS do SUS", que foi definida como uma ação que promove o aumento da atividade física dos participantes por meio de um processo planejado, replicável e sustentável que garante e promove participação e autonomia. O processo de elaboração desse conceito está detalhado na publicação de Benedetti et al. (2020).


Posteriormente, foi enviado um questionário para todas secretarias municipais de saúde com o intuito de mapear as ações de atividade física realizadas na APS do SUS. Os resultados do mapeamento mostraram características das ações, como: possuir NASF; existir há 1 a 4 anos; utilizar as visitas dos ACSs como forma de divulgação; ocorrer no Programa Academia da Saúde e avaliar os participantes. Com relação à avaliação das ações de atividade física, 85 foram consideradas exitosas.

A partir do mapeamento, as respostas obtidas foram avaliadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e 85 foram consideradas exitosas. Dessas, 10 receberam visita in loco da equipe de pesquisa, sendo contemplados municípios de todas as regiões do Brasil e de porte pequeno, médio e grande.

A partir dos elementos observados no mapeamento, na avaliação e nas visitas, foram elaboradas Recomendações para o Desenvolvimento de Práticas Exitosas de Atividade Física, publicadas pelo Ministério da Saúde. A partir dessa publicação, foi desenvolvido um aplicativo para ser utilizado pelos profissionais de saúde para organizarem e avaliarem as ações de atividade física que oferecem para os usuários do SUS. Atualmente, este aplicativo está em fase de aprovação.


O projeto foi encomendado pelo Ministério da Saúde pois não havia mapeamento e nem avaliação das ações de atividade física que ocorriam na APS do SUS. Além disso, buscou-se instrumentalizar profissionais de saúde para que desenvolvessem práticas exitosas de atividade física por meio da publicação das Recomendações para o Desenvolvimento de Práticas Exitosas de Atividade Física e de um aplicativo. Os usuários do SUS foram ouvidos nas visitas in loco para auxiliar a equipe do projeto a entender quais elementos faziam dessa ação uma prática exitosa. Foram realizadas rodas de conversa com usuários de 10 ações espalhadas pelo Brasil.


Saiba Mais

Comments


bottom of page