• FórumDCNTs

Projeto apresentado na FEBRACE utiliza musicoterapia no tratamento de Alzheimer

O trabalho apresentado na FEBRACE 2021, "Website com Conteúdo de Música para Tratamento Humanizado em Pacientes com Alzheimer", tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem com Alzheimer através de um método terapêutico humanizado. Através do site MusicAlz, pessoas com Alzheimer (ou risco de) podem ter acesso à música de sua juventude e, com isso, se beneficiar com os efeitos dessa ativação da memória.

O trabalho foi criado por três estudantes do Ensino Médio, Matheus, Enzo e Gabriel, que se reuniram para um projeto de Iniciação Científica, relacionando os temas Tecnologia, Música e Alzheimer. Os orientadores foram Prof. Conrado Ferranti Bichara e Profª. Me. Andréa Rodrigues de Amorim Molina.



Os integrantes do grupo já tinham contato próximo com os temas e uniram esforços para a construção dessa inovação. Matheus se identifica com temas da área da saúde, Enzo com música e o Gabriel é especialista em tecnologia. Essa multidisciplinaridade permitiu o desenvolvimento dessa plataforma de fácil acesso tanto pelo computador quanto pelo celular, promovendo mais possibilidades de tratamentos do Alzheimer.

Visite o website do projeto aqui.


Fonte: https://febrace.org.br/virtual/2021/SAU/275/