top of page

FórumCCNTs assina Carta Aberta pela restrição de publicidade para todas as bebidas alcoólicas

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

FórumCCNTs e mais de 100 entidades estão com a ACT Promoção da Saúde nesse importante movimento sobre a restrição de publicidade para todas as bebidas alcoólicas no Brasil. A organização não governamental divulga a Carta Aberta, assinada pelo FórumCCNTs, em que atesta sobre os malefícios do marketing e publicidade desses produtos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

De acordo com as informações divulgadas pela ACT Promoção da Saúde, em todo o mundo as bebidas alcoólicas matam cerca de 3 milhões de pessoas, por ano. No mesmo período, no Brasil, chegam a 105 vítimas fatais, além de custar cerca de R$ 19 bilhões aos cofres públicos. Com isso, o objetivo é construir um futuro mais saudável para manifestar apoio aos PLs 753/2015 e 1548/2025 (Câmara dos Deputados) e 2502/2023 (Senado Federal), que ampliam as restrições de publicidade para todos os tipos de bebidas alcoólicas.


Atualmente, a lei limita a propaganda de rótulos com, no mínimo, 13% de teor alcoólico, o que deixa de fora a maioria das cervejas, que respondem por cerca de 9 em cada 10 produtos no mercado. Diversos estudos indicam que a exposição constante a esse tipo de campanha pode incentivar o uso precoce e normalizar um comportamento de risco.


A exposição dos mais jovens à publicidade preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o estabelecimento de regras ou, até mesmo, o veto à publicidade de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, as restrições previstas na atual legislação devem ser revistas não apenas em relação à abrangência de todos os tipos de bebidas, principalmente com a proibição do patrocínio em eventos esportivos ou qualquer atividade aberta ao público de todas as idades.


FórumCCNTs apoia este movimento e está na expectativa pela ampliação das restrições de publicidade para todos os tipos de bebidas alcoólicas através da aprovação dos PLs mencionados.


Confira na íntegra aqui.

Comentarios


bottom of page