O site conta com um simulador interativo de impactos da tributação na economia e no consumo, com base nos dados da pesquisa da Fipe. Nele, cada internauta pode escolher uma alíquota de imposto e um sistema de uso do recurso advindo desse tributo (padrão atual do governo, ou destinado exclusivamente para a saúde).
A partir disso é só observar as mudanças provocadas no consumo das bebidas, como os impactos no PIB, empregos, arrecadação e os setores da economia mais beneficiados.
A pesquisa da Fipe mostra que a adoção de um imposto levaria a uma queda no consumo das bebidas adoçadas e aumento no consumo de outras bebidas mais saudáveis, como o leite, café e água. Ou seja: estimula-se o consumo de bebidas que, além de trazerem mais benefícios para a saúde, geram mais empregos já que empregam maior mão-de-obra em sua produção.
O site também conta com:
Além dos recursos interativos e didáticos, o evidencias.tributosaudavel.org.br vai reunir outros relatórios, pesquisas e publicações sobre o assunto, servindo como acervo virtual para gestores e gestoras públicos, pesquisadoras, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de nutrição, economia e saúde pública, ou outras pessoas interessadas no tema.
Comments