• FórumDCNTs

Repensando o impacto social para colocar as pessoas no centro

O artigo Rethinking social impact to put people at the centre trouxe uma melhor compreensão de como colocar uma lente centrada no conceito de impacto social e de negócios sociais para ajudar a impulsionar o progresso em direção ao acesso sustentável e equitativo ao cuidado das DCNTs para todos.


Os objetivos do documento criado pela NCD Alliance são: delinear as limitações das abordagens existentes para que haja melhor acesso ao cuidado e enfatizar a necessidade de revisitar o conceito de impacto social no contexto das DCNTs; realçar o valor de uma lente centrada em pessoas para fornecer programas de saúde fortes para alcançar melhores resultados de saúde para as pessoas que vivem com DCNTs (PLWNCDs); propor um quadro conceitual para revisar onde e como os programas de impacto social estão adotando uma abordagem centrada nas pessoas para a implementação de iniciativas ou programas de acesso em DCNTs.


O relatório explora como os conceitos de impacto social e uma abordagem centrada na população podem ser aplicados na resposta às DCNTs para garantir o sucesso econômico e maior acesso ao cuidado para as PLWNCDs. O relatório é separado por cinco seções, sendo elas:

  • Seção 1 (THE CHALLENGE) - descreve os desafios do acesso aos cuidados de saúde enfrentados pelas PLWNCDs e os limites das abordagens usuais para enfrentamento em um cenário com a COVID-19.

  • Seção 2 (A NEW OPENING) - descreve como os esforços atuais para criar e fornecer um valor compartilhado podem ser fortalecidos para melhorar o acesso para as PLWNCDs no contexto do desenvolvimento sustentável.

  • Seção 3 (THE OPPORTUNITY) - destaca oportunidades que possam resultar da incorporação de uma perspectiva centrada na população, dentro do conceito de valor compartilhado para aumentar o impacto do alcance e social da programação de saúde para as DCNTs.

  • Seção 4 (CASE STUDIES) - apresenta estudos de caso que ilustram abordagens existentes que adotam uma lente centrada nas pessoas para abordar as questões de acesso enfrentadas por PLWNCDs.

  • Seção 5 (FRAMEWORK) - oferece uma estrutura para medir o valor compartilhado na programação do enfrentamento das DCNTs para informar a criação de ideias.


Para cada seção do relatório foram identificadas áreas prioritárias para ação e que garantissem as experiências centradas nas pessoas através de recomendações. Como exemplo, na seção THE CHALLENGE é pontuada a necessidade da coordenação intersetorial que deveria ser propriedade, mas muitas vezes é negligenciada. Além disso, as necessidades das comunidades e PLWNCDs nem sempre são percebidas como vitais para iniciativas que permitam o acesso. Adicionalmente, a ausência de estruturas claras de responsabilidade ou de métricas harmonizadas para monitorar e avaliar programas de acesso podem impedir a adoção de abordagens que realmente se concentram no valor.


A falta de dados sobre o impacto das abordagens atuais é outro ponto levantado, visto que limita a transparência e o compartilhamento de melhores práticas. Já na seção de A NEW OPENING, é ressaltada a necessidade de criação de valor compartilhado dentro da saúde, sendo uma oportunidade para construir parcerias multi-stakeholder e desenvolver novas soluções para abordar ameaças complexas de saúde pública.


No relatório é enfatizado que o conceito de impacto social, quando fomentado por uma lente centrada nas pessoas, pode fornecer uma alavanca transformacional para mobilizar todos os setores - incluindo governos, formuladores de políticas, agências multilaterais, sociedade civil, provedores de saúde e entidades relevantes do setor privado. Portanto, o impacto social brota em torno do papel coletivo da criação de um ambiente habilitador que realmente "coloca as pessoas em primeiro plano" para alcançar melhores resultados de saúde e econômicos.


Ao explorar a noção de impacto social no contexto das DCNTs, reconhecemos as barreiras de longa data ao acesso enfrentadas pelas PLWNCDs e a necessidade urgente de responder a esses desafios com ações significativas e apropriadas. À medida que o mundo procura se reconstruir melhor diante da pandemia de COVID-19 - e com compromissos cada vez mais fortes com as DCNTs enraizados dentro do quadro robusto dos objetivos de desenvolvimento sustentável - surge a esperança de que novas abordagens e práticas para o impacto social melhorem o acesso para todos, em todos os lugares e realmente coloquem as pessoas primeiro plano.


Para saber mais acesse o relatório em: Rethinking social impact to put people at the centre


Leia também o guia “Linguagem Importa”” aqui.


Traduzido e adaptado por Lucas Xavier.