top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Reunião Estratégica - Alinhamento entre Estratégias de Saúde Digital e Dados na APS para DCV 5/11/21

Objetivos:


  • Identificar melhores estratégias de uso de dados e sistema digitais na Atenção Primária para prevenção e controle de doenças crônicas (DCNTs), especialmente as doenças cardiovasculares (DCV)

  • Facilitar diálogo para interoperabilidade, integração de sistemas, disponibilização de ferramentas bem-sucedidas e uso dos dados para tomada de decisão clínica e política.

  • Engajar stakeholders experientes dos setores público, privado e 3° setor para compartilhamento e expansão das melhores estratégias e ferramentas custo-efetivas para melhoria de cuidados e desfechos de DCV na Atenção Primária no Brasil.


Agenda:


16h00-16h10 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Patricia de Luca (AHF) (Vídeo)


16h15-16h20 – Quais ferramentas digitais já estão integradas e o que falta integrar para que a Atenção Primária seja mais resolutiva no controle e prevenção de DCV? (Edson Amaro Jr, Hospital Israelita Albert Einstein) (Vídeo)


16h25-16h30 – Quais ferramentas digitais a SMS-SP já integrou à Atenção Primária? São escaláveis e estão disponíveis para outros estados e municípios? (Marcelo Takano, SMS-SP) (Vídeo)


16h35-16h40 – Quais ferramentas digitais já foram integradas à Atenção Primária em Porto Alegre? São escaláveis e estão disponíveis para outros estados e municípios? (Sheila Martins, WSO | Rede Brasil AVC) (Vídeo)


16h45-16h50 – Quais ferramentas digitais a UFMG já integrou à Atenção Primária? São escaláveis e estão disponíveis para outros estados e municípios? (Antônio Ribeiro, HC-UFMG) (Vídeo)


16h55-17h00 - Como as ferramentas digitais já em uso poderão ser uteis para a implementação do programa HEARTS? (Glauciene Leister, Ministério da Saúde)


17h00-17h30 – Debate – Como e quais soluções digitais priorizaremos para prevenção e controle das DVC? É possível compartilhar e integrar essas soluções? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Antônio Ribeiro, HC-UFMG

  • Edson Amaro, HIAE

  • Marcelo Takano, SMS-SP

  • Patrícia de Luca, AHF

  • Sheila Martins, WSO | Rede Brasil AVC

  • Glauciene Leister, Ministério da Saúde

  • Gestores Municipais e Estaduais Convidados


Painelistas e Moderadores:


Antônio Ribeiro, MD, PhD

(HC/UFMG)

Graduado em Medicina, especialização em Clínica Médica e Cardiologia e doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical, Consultor do Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de 2004 a 2016. Foi membro do comitê assessor da Câmara de Ciências da Saúde/FAPEMIG. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG).


Edson Amaro Jr, MD, PhD

(Hospital Israelita Albert Einstein)

Professor-associado da Universidade de São Paulo, onde se formou em medicina, em 1993, obtendo o seu doutorado, em 2000, e a Livre-Docência, em 2007. Entre 2000 e 2002, foi Welcome Visiting Fellow no Institute of Psychiatry, no King's College, em Londres. Foi chefe do Instituto do Cérebro (entre 2008 e 2012) Atua desde 2002 no Hospital Israelita Albert Einstein, onde é médico neurorradiologista, e lidera a iniciativa Big Data Analytics, desde 2014, realizando projetos voltados para questões clínicas e em gestão de saúde.


Glauciene Leister

(Ministério da Saúde)

Graduada em enfermagem ela Universidade Estadual de Campinas, mestranda em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atuou como enfermeira assistencial em unidade pediátrica no Hospital Universitário da USP, como docente na Escola Técnica do SUS e como participante do grupo de pesquisa: Vulnerabilidade, Adesão e Necessidades em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP. Atualmente é técnica na Coordenação Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo - CGCTAB


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Marcelo Itiro Takano, MD, MBA

(Secretaria Municipal de São Paulo)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), pós graduação em Qualificação dos Gestores do SUS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ, Pós Graduação Latu-Sensu em Gestão de Urgências em Saúde Pública, pelo Instituto Sírio Libanês de ensino e Pesquisa e MBA Executivo na FGV em Gestão de Serviços Públicos de Saúde. Experiência em traumatologia e cirurgia do quadril, foi Coordenador do Complexo Regulador do Município, Coordenador da SAMU, Coordenador de Urgências e Emergências, Coordenador de Regulação do Município de São Paulo e Coordenador Médico da Central de Regulação Hospitalar do Município de São Paulo. Atualmente é Coordenador Setorial de Urgências e Emergências do Programa Avança Saúde.


Patrícia Vieira de Luca, MSc

(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar) Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Sheila Martins, MD, MSc, PhD

(Rede Brasil AVC/WSO)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência Médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Vasta experiência como médica Professora da Faculdade de Medicina e da Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS, Coordenadora do Programa de Neurologia vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e foi Presidente da Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares. Atualmente é Presidente da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization.



Parceiros Institucionais

Parceiro Apoiador





bottom of page