• FórumDCNTs

COVID-19: Atualização Científica Semanal - Resolve to Save Lives

Semanalmente é elaborado uma Revisão Científica sobre o COVID-19, desenvolvido pela equipe de prevenção de epidemias do Resolve to Save Lives, uma iniciativa da Vital Strategies


Foi desenvolvido uma campanha digital para alertar que se os governos e as comunidades agirem rapidamente, podemos salvar vidas, proteger os profissionais de saúde e reduzir os danos econômicos. O rápido crescimento da pandemia é assustador, mas são pessoas que espalham o vírus e pessoas que podem detê-lo, quando as políticas corretas são implementadas. Essas intervenções são incômodas, mas quanto mais cedo adotarmos as medidas e mais seriamente as implementarmos, mais limitaremos o avanço do vírus. Durante o processo de "reabertura" econômica, talvez tenhamos que “fechar novamente a torneira” das atividades. E isso se repetirá algumas vezes até que tenhamos uma vacina ou tratamento eficaz. 

O novo coronavírus infelizmente está aqui para ficar. Suspender abruptamente todas as medidas de contenção faria com que os casos aumentassem rápida e significativamente. Não sabemos quanto tempo isso levará, mas à medida em que as populações criem imunidade, os cientistas desenvolvam tratamentos e os governos fortaleçam suas respostas pelos sistemas de saúde, devemos observar uma redução nos casos. Isso exigirá um equilíbrio cuidadoso, "abrindo e fechando a torneira" ao longo do tempo.


Confira o vídeo da campanha:




Cartilha de combate à COVID-19


Uma nova Cartilha de Combate à COVID-19 que acaba de ser lançada no portal CoronaCidades.org, uma articulação de diversas entidades da sociedade civil que conta com nosso apoio. 

O objetivo dessa cartilha é dar subsídios técnicos aos municípios brasileiros para ter respostas adaptativas e efetivas em diferentes momentos do enfrentamento à pandemia.

Esse é um documento vivo, que será atualizado semanalmente, a medida que novas descobertas e ferramentas forem referendadas pela Organização Mundial da Saúde e outras instituições de saúde nacionais e internacionais.

O documento está dividido em capítulos e mostra como gestores de municípios de todo o país podem:

  • Gerenciar uma resposta coordenada ao coronavírus

  • Isolar o vírus para reduzir a transmissão

  • Gerenciar com segurança os casos de COVID-19

  • Ativar e desativar medidas de distanciamento

  • Manter serviços de saúde essenciais além da COVID-19

  • Manter serviços sociais essenciais diante da COVID-19

Mais informações e a versão completa da Cartilha estão em: