top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FEBRACE-FórumDCNTs 2023: Robô Afonso: Um Auxílio para Pessoas com Alzheimer

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2023 e selecionado por seu potencial na categoria FEBRACE-FórumDCNTs 2023


Robô Afonso: Um Auxílio Para Pessoas Com Alzheimer

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se caracteriza pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento das atividades diárias e uma variedade enorme de sintomas neuropsiquiátricos e de mudanças de comportamento. Essa condição pode causar uma grande dependência exigindo cuidados constantes, que acabam por tirar toda a autonomia do pessoa diagnosticada com a condição; são, assim, necessárias alternativas que auxiliem no tratamento e cuidado da pessoa diagnosticada com Alzheimer.


Recursos de tecnologia assistiva podem ser uma opção para o cuidado dessas pessoas, sendo eles quaisquer dispositivos que ajudem na execução de tarefas da vida diária, podendo oferecer ferramentas que promovam a independência, respeitando a integridade da pessoa e melhorando sua qualidade de vida. Pensando em todos estes fatos, o presente projeto teve como objetivo desenvolver um robô com o intuito de ajudar a reduzir a sobrecarga criada tanto nos cuidadores quanto nas pessoas com Alzheimer, tendo a função de auxiliar a pessoa em suas atividades diárias.


Para tanto, foi criado o robô Afonso utilizando microcontrolador Arduino, que possui diversas funções como, andar, acenar e cumprimentar a pessoa para entretê-la, responder perguntas de rotina para lembrá-la de suas atividades diárias que seriam programadas anteriormente pelos cuidadores e, entregar e controlar o horário dos medicamentos. Foram feitos diversos testes para verificar o funcionamento do robô e ao fim todas as funções alcançaram êxito. Dessa forma, esperamos que um dia o robô Afonso possa ser útil para pessoas diagnosticadas com Alzheimer na fase inicial, auxiliando no dia a dia e trazendo mais autonomia para essas pessoas.


Autores: Bianca Antunes Schmidt (Estudante), Gustavo Henrique Furtado Laurindo (Estudante), Rafael Amaro Fernandes (Orientador) e Silvia Monteiro Bonancéa (Coorientadora)


Instituição: Colégio Estadual Marechal Castelo Branco - Primeiro de Maio/PR


Palavras-chave: Alzheimer; Cuidado; Tecnologia; Robô; Arduino.

Comments


bottom of page